25/04/2017 às 10h27min - Atualizada em 25/04/2017 às 10h27min

Tipos de cortes de vegetais

Fádia Cheaito
Internet
Quando entramos no mundo da cozinha, além de ser algo apaixonante é um lugar onde se usa muitos termos e nomenclatura. Para facilitar o trabalho do dia à dia, uma vez que um simples nome define todo um formato ou corte, assim a comunicação se torna mais direta e prática.
 
Para você que quer se aventurar em receitas, aqui está alguns dos cortes mais usados. Dependendo o livro de receita que você lê , quando se trata de livros mais profissionais, muitos deles descrevem as receitas com nomenclaturas de cozinha.
 
Então vamos aprender !
 
CORTE CHIFFONADE
 
Chiffonade: é um tipo de corte específico para verduras, em tiras bem finas, como feito na couve, salsinha, etc…
 


CORTE BRUNOISE
 


Brunoise: corte em cubinhos minúsculos, de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,3 cm. Normalmente, corte feito através do JULIENNE. Ideal para decorações e preparações mais delicadas. 



CORTE MACEDOINE 


Macedoine: corte em cubinhos um pouco maiores que o Brunoise, de 0,5 cm x 0,5 cm x 0,5 cm.
 
 
 
CORTE ALLUMETTE


Allumette: conhecido como corte da batata palha, esse corte tem uma espessura de um palito de fósforo.
 
 


CORTE EM CUBOS OU DADOS 

Cubos ou dados: podem variar entre pequenos (0,6cm x 0,6 cm x 0,6 cm), médios (1 cm x 1cm x 1cm) e grandes (2cm x 2 cm x 2cm).

 
 
CORTE JULIENNE

Julienne: é o mais versátil dos cortes, feito em finos bastões de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,6 cm. Os legumes cortados em julienne podem ser usados para enfeitar, cozinhar no vapor, fritar, refogar ou crus.
 
 

CORTE PAYSANNE


Paysanne: corte em formatos irregulares, losangos, cubos, redondos e ovais, para maior aproveitamento do alimento, para pratos mais rústicos. 
 
CORTE PARISIENNE


Parisienne: também conhecido como noisette, é um corte em formado de pequenas esferas feitas com boleador de melão, por isso manteiga noisette.
 
 
 
CORTE RONDELLE


Rondelle: o clássico corte em rodelas, podem ser mais finas ou mais grossas.
 
 
CORTE EM BATTON


Batton: é o corte da batata-frita, em bastões grandes com dimensões 1,5 cm x 1,5cm x 7 cm.
 
 
CORTE BATTONNET


Battonnet: Uma variação do batton, com espessura mais fina. Dimensões 0,6 cm x 0,6 cm x 7 cm.
 
 
 CORTE GOMOS

Gomos: é o corte da batata rústica, com formato parecido a barquinhas. Bastante usado para tomates, pepino e abobrinhas.

 
CORTE TORNEADO


Torneado: corte que fica com uma aparência oval e tem que possuir 7 lados , mais utilizado para batata, porém é um tipo de corte que perde muito do alimento. A finalidade é mais estético.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »