25/03/2017 às 15h44min - Atualizada em 25/03/2017 às 15h44min

Nomes da Gastronomia

Redação
Ilustrativa

Para entender melhor a origem de alguns pontos da gastronomia, separamos aqui alguns nomes que marcaram o mundo gastronômico, e quais foram as suas influências para o que conhecemos hoje como gastronomia.


Vamos começar com Marie-Antoine, também conhecido como Antonin Carême nascido em Paris, 8 de Junho de 1783 com seu falecimento em 12 de Janeiro de 1833, foi um chef de cozinha francês. Tornou-se conhecido pela simplificação e codificação do estilo de culinária dando início ao chamado haute cuisine, ou alta gastronomia francesa, que é o centro da Culinária da França e também de grandes países. Famoso como o "chef dos reis e o rei dos chefs", é comumente lembrado como o primeiro chef celebridade, pelo fato de ter sido o pioneiro em servir banquetes para grandes reis e pessoas de poder na época. Com uma exclusividade de sempre montar grandes mesas, com uma fartura imensa de comida e variações. Surgi assim os primeiros buffet que conhecemos hoje, assim como o nome personal chef.
 




Outro nome que teve grandes influências para o que temos hoje foi Georges Auguste Escoffier, nascido em 8 de Outubro de 1846 com seu falecimento em 12 de Fevereiro de 1935 foi um chef francês, responsável por restaurante e também escritor que popularizou e renovou os métodos tradicionais da culinária francesa. Bastante popular entre chefs e gourmets, ele foi um dos mais importantes expoentes no desenvolvimento da chamada Cozinha Francesa Moderna pelo fato de ter simplificado muitas técnicas e teorias na cozinha. Muito de sua técnica foi baseado no trabalho de Antoine Carême. No entanto, o esforço de Escoffier foi focado no sentido modernizar o estilo de preparo e ornamentação de Carême. Além das receitas que ele inventou e registrou, dando início aos primeiros livros de receitas, outras contribuições de Escoffier para a gastronomia foram elevá-la ao status de profissão respeitada e conhecida e introduzir disciplina e sobriedade onde antes havia desordem e bebedeira agora passaria a ter hierarquia e valorização.
Ele organizou suas cozinhas através do sistema de brigadas ou também conhecido hoje em dia como setor ou praças, onde cada uma das seções era gerenciada por um chef de partie. Ele também substituiu a prática do serviço à francesa que seria servir todos os pratos de uma única vez, pelo serviço à russa onde cada prato era servido de cada vez, na ordem disposta no menu, surgindo assim o que chamamos hoje de menu degustação.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »