12/04/2017 às 16h07min - Atualizada em 12/04/2017 às 16h07min

Bacalhau ainda faz parte da tradição da Páscoa

Aprenda a fazer a tradicional bacalhoada para Sexta-Feira da Paixão

Redação
Reprodução
Que é de tradição comer aquele bacalhau suculento na Sexta-Feira Santa todo mundo sabe, mas de onde vem essa tradição? Tudo começou na idade média, quando as coisas eram um pouco mais severas e não se podia comer carne durante toda a quaresma - 46 dias antes da Páscoa.

Hoje em dia, a tradição é um pouco menos rígida, mas a sexta continua sendo o “Dia da Paixão e Morte de Cristo”. Por isso, em respeito à sua morte de Jesus, muitos cristãos ainda não comem carnes de animais de sangue quente - mamíferos e aves -, apenas o peixe, como animal de carne fria. E foi assim que entrou o bacalhau na história.
A tradição do bacalhau é forte principalmente em Portugal e no Brasil, por conta dos nossos colonizadores portugueses, que sempre foram fãs de belas postas de bacalhau. Para oferecer o peixe, é comum fazer a bacalhoada, prato com bacalhau e legumes.

Em respeito à tradição, o restaurante Fogão a Lenha de Americana (SP), oferecerá a famosa bacalhoada no buffet de almoço da quinta, dia 13. Mas para quem prefere fazer em casa, a gastrônoma e chef do Fogão Bruna Chacur, divulgou a receita do prato:

BACALHOADA

Ingredientes
•  1 kg de postas de bacalhau fresco e dessalgado
•  4 batatas médias
•  3 cebolas
•  1 cabeça de alho descascados
•  1 xicara de azeitonas verdes
•  1 xicara de azeitonas pretas
•   ½ xicara de tomate cereja
•   ½ vidro de azeite
 
Modo de preparo
Cubra as postas de bacalhau com água e ferva por 8 minutos. Na mesma água, cozinhe as batatas descascadas e cortadas em rodelas, por 10 minutos.
Arrume numa travessa as batatas, cebolas em rodelas grossas, o bacalhau, as azeitonas, os dentes de alho inteiros e por último os tomates. Regue com todo o azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 15 minutos, ou até as cebolas e batatas estarem cozidas.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »