22/03/2017 às 16h35min - Atualizada em 22/03/2017 às 16h35min

Sobre à Gastronomia: Uma arte que envolve culinária e criatividade

Fádia Cheaito
A gastronomia – esta expressão nasce no grego antigo: gastros, ‘estômago’, e nomia, ‘lei, conhecimento – é uma arte que engloba a culinária, ofício de preparar alimentos; as bebidas; a matéria-prima de que se valem os profissionais para a elaboração dos pratos e, enfim, todos os recursos culturais ligados a esta criação. A história da gastronomia se perde nos primórdios da existência da Humanidade, iniciando-se provavelmente, segundo os historiadores, no período paleolítico, assim que o Homem começou a caçar.
Uma nova etapa se descortinou para o ser humano quando ele se tornou sedentário, fixando-se à terra, impulsionando então a agricultura e o domínio dos animais. Esta ação proporcionou uma riqueza alimentar antes desconhecida, possibilitando o crescimento da população e o desenvolvimento das migrações, sempre que se esvaíam os bens naturais. Os pioneiros na arte gastronômica foram os indianos, africanos, árabes, japoneses, chineses e os italianos da era do Império Romano. Logo a fartura resultante da abundância de alimentos gerou o comércio, pois havia a carência de determinados produtos em uma ou outra região, assim era preciso estabelecer um intercâmbio entre estes territórios.
O comerciante gerava um fenômeno até este momento inédito, alguns alimentos novos tornavam-se indispensáveis para as pessoas, implementando ainda mais os trâmites comerciais, surgindo assim as primeiras feiras. Para resistir aos longos deslocamentos sem deteriorar, os alimentos foram protegidos com a adição de temperos e resinas, e cedo o Homem se deu conta da potencialidade de algumas ervas aromáticas, as quais incrementavam o paladar dos alimentos, além de ajudar na sua preservação. Como por exemplo, a carne de sol ou carne seca, coalhada em pedra, embutidos, bacalhau, entre outros, lembrando que dessa forma as bactérias não desenvolvem uma vez que o sal retira a umidade dos alimentos e deixa com um pH elevado, sendo um alimento no qual a bactéria não consegue se desenvolver. Uma vez que para um ser vivo desenvolver é necessário três princípios básicos, pH adequado, umidade e temperatura.
Agora que você já tem um pouco da origem da gastronomia, que tal saber sobre os principais nomes, pessoas influentes na cozinha.
Isso você encontra na próxima matéria. AGUARDE!!

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »