19/04/2017 às 09h44min - Atualizada em 19/04/2017 às 09h44min

É hora de sair da zona de conforto

Nivaldo J Silva

 

O empreendedor não pode ficar na zona de conforto.

 

Acredita-se que nos momentos de crise é que surgem as boas ideias, pois como a situação se torna crítica, é necessário pensar em várias alternativas, até mesmo aquelas que antes eram descartadas, as mais simples, as impossíveis, talvez agora elas funcionem. 

 

Várias pessoas empreendem por necessidade, isto é, quando empreendemos somente ao não ter mais um emprego, e quando as contas chegam para pagar, necessitamos criar algum negócio, não tem nada de errado nisso, somente geralmente não se tem tempo de planejar, acontece muito pelo acaso, com isso aumenta o risco do negócio ser um sucesso e ir adiante. 

 

O ideal nessa situação é buscar orientação do SEBRAE, e de outras tantas organizações que podem auxiliar de maneira direta ou indireta: De maneira direta o SEBRAE, orienta a participação de cursos de capacitação de determinadas áreas que são identificadas como de baixa performance em quem pretende abrir seu negócio. 

 

Endeavor.org.br orienta através de vídeos e material que auxilia diretamente, o que pode ajudar com dicas de outros empreendedores que venceram os desafios. 

 

Já indiretamente eu gosto muito da participação em palestras, por exemplo o grupo do NJE – Núcleo de Jovens Empreendedores, eles realizam reuniões mensais discutindo a capacitação do empreendedor dentre outros temas, ao participar, é possível ampliar o network, o que realmente é importante para todos os negócios. certamente não ajudará seu negócio imediatamente, mas trocando cartões com outros empreendedores será possível ampliar sua rede de contatos. 

 

A hora chegou para quem está atento as oportunidades, é claro que sempre é necessário um investimento, seja de recursos financeiros ou de tempo para um negócio ser bem-sucedido. Vem aumentando o número de pessoas querendo empreender, é uma fase em todo o mundo e o Brasil está nessa onda também, o que é muito bom. 

 

Caso você tenha pensado em abrir um negócio, em investir na sua ideia, o momento é oportuno, é um bom momento para negociar um aluguel, mão de obra tem sobrando no mercado, minha sugestão é buscar conhecimento, estudar bastante sobre o negócio, rascunhar um plano de negócios, elaborar um Canvas, buscar mentores que possam ajudar e ir adiante com a ideia. 

 

Se seguir essas últimas dicas, será enquadrado na classificação de empreendedor por oportunidades, onde a taxa de sucesso é bem maior, pois, houve um estudo do mercado, das ideias, pesquisou a localização do negócio, validou a ideia e muito mais. Acredite, o momento é agora, não fique na zona de conforto. 

 

Fiquem com Deus.

Nivaldo J Silva, diretor do CIESP de Santa Bárbara d´Oeste.

Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018