14/06/2018 às 16h24min - Atualizada em 14/06/2018 às 16h24min

Veterinário fala sobre cuidados com animais durante a Copa do Mundo

Primella Leite
Total Alimentos
Foto: Divulgação Docg
Com o início da Copa do Mundo, o tutor de cão e/ou gato deve se preocupar não somente com a vestimenta verde e amarela do bichano, como também cuidar do ambiente para que a época, considerada uma das mais alegres para o brasileiro, não se transforme em momentos de estresse – tanto para ele quanto para o pet que, cada vez mais inseridos na família, acabam participando das comemorações.
O médico veterinário dos Snacks DogLicious e CatLicious dá algumas dicas para curtir a festança:

Adereços
Em relação aos adereços, procure usar adereços específicos que não causem incomodo ou machuque seu amigo. Importante que o pet já esteja acostumado a utilizar também para não causar estresse. Atenção com fitas, bandanas e acessórios plásticos que possam enroscar e causar ferimentos e até mesmo sufocamento ou ainda algo que ele possa tirar e engolir. De preferência, se for utilizar algum acessório, sempre esteja perto de seu amigo supervisionando-o.

Sobre tinturas de pelo, utilize apenas as desenvolvidas para os pets. Mesmo assim, faça um teste com um pouco de tinta em uma pequena área, diretamente na pele e observe se não causa nenhum tipo reação alérgica local.


Cuidado com a alimentação
Em relação aos petiscos que servimos durante os jogos, não ofereça de forma alguma. Além de não ser própria para eles, estes alimentos estão carregados muitas vezes de gordura e outras substâncias que pode causar distúrbios digestivos graves. Use snacks específicos e também de forma moderada. Bebida alcóolica jamais, o álcool é extremamente nocivo para eles e pode causar intoxicações graves.

Barulho e fogos de artifício
Em relação ao barulho, para os pets, o ideal é não haver. Por possuírem ouvidos sensíveis e potentes, os barulhos das vuvuzelas, apitos, cornetas, televisão alta, gritos e principalmente rojões, os deixam muito estressados e atordoados. Dentro de casa se estiver com um pet junto, comemore com moderação de barulho, eles agradecem. Abaixo algumas dicas para quem não consegue escapar dos rojões:

- Não deixe os cães acorrentados, pois ao ouvir os fogos eles entram em pânico e podem acabar se sufocando. Mantenha o local seguro, livre de objetos que possam machucá-lo.

- Se você tem uma piscina em casa, cubra-a bem para evitar que animais assustados caiam e se afoguem nela. Lembre-se de que mesmo sabendo nadar, se o nível da água estiver baixo, eles não conseguirão sair sozinhos.

- Feche portas e janelas para evitar fugas. Assim você garante que eles ficarão protegidos dentro da sua casa.

- Se você tem mais de um cão, separe-os, pois com o barulho alto, eles podem se assustar e brigar entre si.

- Sirva a ração em pequenas refeições. Com muito alimento no estômago, ele pode ter problemas de digestão e até uma torção gástrica, caso entre em pânico.

- Se o seu pet é do tipo que fica muito assustado, procure um veterinário de confiança e peça indicações de ansiolíticos para os dias mais críticos.

- No momento dos fogos, feche a janelas e portas do local, ligue a televisão ou rádio (volume não exagerado) e se possível um ventilador para abafar o som e ruídos de fora. Aja naturalmente e com tranquilidade, caso ele queira se esconder, deixe-o à vontade sem forçá-lo a ficar no seu colo, apenas caso ele sinta necessidade e venha pedir abrigo com você. Muitas vezes em que os abraçamos e assumimos uma postura de querer protegê-los, passamos a sensação de que aquele é realmente um momento de perigo, deixando-os ainda mais agitados.
 
Os cães e gatos também podem aproveitar as festas da Copa do Mundo de uma maneira divertida, deliciosa e sem riscos. “Se o tutor quer agradar o cãozinho ou o gatinho, deve oferecer petiscos específicos de pet para ele, pois muitos dos alimentos para humanos podem causar intoxicações sérias nos animais de estimação”, aponta Marcello Machado.

O veterinário reforça que os snacks podem ser oferecidos como agrado ou  recompensa, mas não substituem a alimentação completa diária. “Os Snacks DogLicious e CatLicious da Total Alimentos possuem diversas opções de sabores e funcionalidades para agradar os pets, inclusive em momentos de festa, onde eles ficam olhando para o tutor implorando por um agrado”, finaliza.

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018