27/11/2020 às 09h19min - Atualizada em 27/11/2020 às 09h19min

Estudar em casa: 10 dicas para um bom rendimento

Pedagoga explica como estudar e ainda assim ter um bom aproveitamento nos estudos

Divulgação

Seja em época de provas, recuperação ou ano de vestibular, o tempo precisa ser otimizado. Alguns alunos conseguem fluir mais durante as aulas, mas o tempo de estudo fora deste período é de extrema importância, principalmente dentro de casa, onde os estudantes podem se distrair e se acomodar mais rápido.

 

 

Marizane Piergentile, diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Baixada Santista separou algumas dicas para os alunos de como estudar em casa e continuar tendo um bom rendimento. Confira abaixo:

 

1- Leia sobre o tema sem compromisso. Leia como se fosse um texto qualquer, a fim de ganhar conhecimento e não decorar o conteúdo. Deixe de lado o pensamento “tenho que entender, tenho que entender...”.

 

2- Leia uma segunda vez grifando as partes importantes. Leia novamente sobre o assunto, mas desta vez marcando as palavras chaves que são importantes na hora de lembrar na prova.

 

3- Leia fazendo anotações. Busque ajuda em outros livros e na internet e faça anotações no caderno para enriquecer os seus estudos.

 

4- Faça o uso de post-it. Ele é o seu grande aliado na hora de anotar as falas importantes dos professores e recomendações de textos.

 

5- Faça resumos. Após ler, grifar e anotar, chegou a hora de escrever o conteúdo com suas próprias palavras. Quando escrevemos a mão, nosso cérebro capta mais fácil as informações.

 

6- Faça cards de perguntas e respostas. Os cards servem para te auxiliar com aquela pergunta que de fato cairá na prova. Peça ajuda para alguém estudar com você na hora de montar as questões.

 

7- Complemente o estudo com videoaulas. Além de ter o bônus de voltar o vídeo para entender direito, as videoaulas servem como estepe das aulas comuns, pois apresentam uma outra forma de introduzir o conteúdo e te ajudar na hora do estudo.

 

8- Pratique exercícios sobre o tema estudado. Após ler, fazer resumo, assistir videoaulas e montar os cards, está na hora de colocar tudo em prática. Para entender a boa teoria, procure exercícios de nível fácil, médio e difícil para treinar o conhecimento.

 

9- Livre-se das distrações. Concentre-se o máximo possível na tarefa que estiver realizando. Se estiver usando o computador, deixe abertas as abas que sejam relacionadas ao assunto pesquisado. Não deixe a televisão ligada e só escute músicas que não atrapalhem a sua concentração. Assim, você manterá o foco nas responsabilidades.

 

10- Crie uma rotina. O estudo que entrega resultados é aquele que exige disciplina e esforço. Crie uma rotina de estudos que esteja de acordo com as suas necessidades e siga-a pontualmente, compensando os dias nos quais você precisar quebrá-la por algum motivo.


Notícias Relacionadas »
Comentários »