Existem algumas coisas que podem elevar um ambiente ao próximo nível e provar que você é um adulto de verdade: uma estante de livros, e, acima de tudo, ter sua planta na cozinha. Contudo, um fato é que a maioria das pessoas não é especialista em jardinagem e não tem ideia por onde começar.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicativo com plantas fáceis de cuidar, ideais para a cozinha. Nesse caso, escolha com base nas condições que o seu espaço oferece. Portanto, se você estiver procurando uma planta para colocar em uma janela que receba Sol direto, opte por uma que prospere nessas condições.
Além de muito bonita, a espada-de-são-jorge é uma planta que não necessita de muita manutenção. Famosa por sua sobrevivência às secas, ela é ótima para iniciantes, pois vive em praticamente qualquer ambiente. Embora a espada-de-são-jorge prefira a luz do Sol, ela pode sobreviver a níveis mais baixos de iluminação.
Também sabe-se que essa planta funciona como um filtro, barrando benzeno, formaldeído, tricloroetileno, xileno e tolueno, substâncias químicas desagradáveis, promovendo uma respiração mais pura na sua casa. Sendo assim, é uma ótima opção para a cozinha, já que deixa o ambiente moderno e ajuda a melhorar o ar.
A jiboia é uma ótima opção para os mais leigos em plantações. Enquanto essa planta começa pequena, suas vinhas chegam a crescer bastante, inclusive, em áreas fechadas, sem muita luz e ar mais seco.
Como um ponto extra, ela é superfácil de cultivar e se propaga na água. Embora você precise aprender a cultivar a jiboia, pode obter quantas plantas quiser pelo preço de uma. Assim como a espada-de-são-jorge, ela filtra benzeno, formaldeído, xileno e tolueno.
O lírio-da-paz requer mais atenção em comparação com as outras plantas mencionadas acima. Isso significa mantê-lo úmido, sem regar demais, e colocá-lo em um local claro, mas com sombra.
No entanto, as flores do lírio-da-paz têm pólen e podem não ser a melhor escolha para pessoas que sofrem de alergias. Se isso não for um problema, elas ficam ótimas na cozinha.
Um fato curioso é que o lírio-da-paz produz oxigênio à noite, enquanto a maioria das outras plantas faz isso durante o dia. Além disso, essa planta remove amônia, benzeno, formaldeído e tricloroetileno.
O aloe vera é uma das plantas mais difíceis de matar, mesmo se você a mantiver em sua cozinha. Bonita, com aparência distinta, cheia de vitaminas e minerais que são ótimos para a pele, ter um aloe vera em vaso é como ter acesso a uma farmácia.
Mas, por que é ótimo ter uma dessas na cozinha? Simplesmente porque você pode manter a planta próxima ao fogão e ela lhe será útil quando você inevitavelmente se queimar.
Nesse caso, apenas corte uma folha perto do caule, remova quaisquer espinhos ao longo da borda, divida-a e retire todo o gel de dentro da planta. Esfregue-o na queimadura e você sentirá efeitos de resfriamento quase instantâneos. Além disso, a planta é cicatrizante e você também pode usá-la para fazer hidratação capilar.
O manjericão-de-folha-larga é realmente uma das ervas mais fáceis que você pode cultivar em sua cozinha. No entanto, é bom saber que a planta adora muito Sol e um solo úmido, mas não gosta de áreas frias e úmidas. Então, se você tem uma janela ensolarada, esta é a planta para você.
Ele é ótimo para a cozinha porque, em vez de pagar pelo manjericão no supermercado, você tem a sua própria plantinha, podendo fazer ótimas saladas e tempos. Uma ótima vantagem é que ele se sai melhor quando você colhe com bastante frequência.