22/03/2017 às 15h07min - Atualizada em 22/03/2017 às 15h07min

Profissão – Arquiteto x Designer de Interiores

Melissa Froner
Ilustrativa
Você sabe as diferenças entre as profissões entre Arquiteto x Designer de Interiores?
Então venha conferir com a gente o que difere uma da outra

Arquiteto

É responsável por projetar e organizar as áreas internas e externas do ambiente, visando os melhores aspectos da estética, conforto e função. O Arquiteto quem orienta e supervisiona as obras ( quando em processo ) e é ele quem vai aprovar, ou não, os materiais usados na construção. O trabalho do arquiteto também pode ir além e congregar o paisagismo e o urbanismo em áreas externas. Para ficar claro, ao arquiteto cabe projetar e construir, não decorar.

Design de Interiores

Diferente do Arquiteto, mas sendo similar, o Designer vai planejar ambientes de acordo com a estética e a funcionalidade que o arquiteto irá desenhar. Esse profissional, adequa um determinado espaço colocando móveis, objetos, acessórios e assim vai preenchendo o lugar para que o ambiente esteja confortável, bonito e prático, levando em consideração a harmonia de diversos elementos como cores, texturas, luz, sombra, etc.

Este profissional pode também administrar o projeto de decoração, faz cronogramas, faz orçamentos, por exemplo, com marceneiros, pintores, eletricistas, para que tudo esteja pronto no prazo determinado. Normalmente, ele  visita os ambientes, tira as medidas preliminares e utiliza softwares para desenhar cada projeto. Além disso, visita lojas e, muitas vezes, as compras são realizadas por ele também.

O Designer geralmente trabalha como autônomo, mas pode também trabalhar em empresas de decoração ou também ser consultor em lojas de móveis.

A parceria:

Em todo o caso, apesar das diferenças entre esses profissionais, eles se complementam, já que um usa os serviços do outro (normalmente, o arquiteto contrata um designer de interiores). Portanto, é bastante possível essa parceria.
Diversos escritórios de arquitetura contam com uma equipe de Arquitetos para os projetos e desenhos da construção, enquanto um outro grupo (de Designer de Interiores) propõe a decoração de cada ambiente.

A partir da próxima semana, aqui no Sua CASA, alguns profissionais terão a oportunidade de mostrar seu trabalho, perfil e desafios da profissão.
Aguarde!  


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »