04/07/2024 às 15h07min - Atualizada em 04/07/2024 às 15h07min

Prefeito Rafael Piovezan anuncia novo Centro Cultural no Complexo Usina Santa Bárbara

Redação
Divulgação


O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, anunciou nesta quinta-feira (4) o projeto de restauro e requalificação intitulado “Usina de Memórias – ressignificando o passado”, que visa a transformação do Barracão 8 do "Complexo Usina Santa Bárbara" para a criação de um espaço cultural multiuso. A cerimônia contou com a presença de autoridades, de empresas investidoras e da imprensa no recém-entregue Teatro Municipal “Manoel Lyra”, localizado no Centro.


Com investimento de R$ 2,3 milhões, o financiamento da obra de requalificação do Barracão 8 do "Complexo Usina Santa Bárbara" terá a empresa Indústrias Romi como patrocinadora e as empresas Denso do Brasil, Supermercados Pague Menos, Texfyt e TRBR como apoiadoras. Já o projeto tem a gestão técnica do Instituto Restauro, por meio de Moacyr Corsi Junior e projeto arquitetônica da OCA Arquitetura e Design LTDA, assinado por André dos Santos Ribeiro.


O projeto “Usina de Memórias – ressignificando o passado” é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com gestão do Instituto Restauro.


Com 631,64 metros quadrados de área total, as obras terão início em setembro. O novo centro cultural contará com espaço multiuso para ensaios e apresentações, área social com a disposição de um café, camarins e vestiários, além de salas de administração. O projeto também prevê a imersão do público por meio de oficinas fotográficas que resultarão em uma exposição permanente no complexo.


Para o salão multiuso há a proposta da implantação de um espaço de atividades de dança, música e teatro, possibilitando áreas de convivência para o uso diário, assim como as apresentações ou espetáculos ocasionais. Através das reaberturas dos vãos originais, o salão terá luz natural. Também constam no projeto móveis modulares que poderão ser utilizados para estruturas de palco ou para teatro de arena e, ainda, em ambientes separados no salão ou juntos às paredes.


“Hoje mais uma grande notícia para a cultura de Santa Bárbara d’Oeste. Lançamos hoje o restauro do barracão 8 do Complexo Usina Santa Bárbara que vai disponibilizar mais um espaço para o barbarense. Todos nós temos um olhar carinhoso com a Usina, sejam aqueles barbarenses que passaram e fizeram parte da história ou aqueles que não tiveram essa trajetória lá dentro, mas que guardam no coração esse patrimônio como um cenário que faz muito sentido da nossa história”, comentou o prefeito Rafael Piovezan. “Compromisso nosso com a cultura, com a história e com a tradição barbarense. O Complexo Usina Santa Bárbara cada vez mais vai ganhando espaços, podendo ser utilizado na sua plenitude, trazendo boas atrações, sendo referência de cultura e arte para o País”, complementou o prefeito.


A requalificação foi aprovada pelo Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d'Oeste) e prevê o restauro da fachada, reforma do telhado, requalificação de caixilhos e esquadrias, reestruturação do piso, reparo do sistema elétrico e hidrossanitário, além da instalação de sistema de ar condicionado e ventilação.


Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, ressaltou que durante o processo de requalificação do Barracão 8 serão realizadas visitas guiadas para alunos da Rede Pública de Ensino. Intitulada "Memórias em traços", terá 10 sessões, podendo atender cerca de 300 pessoas no total.


“Caminhar pelos enormes galpões que já serviram à produção de cana-de-açúcar e conhecer a profunda história que originou a Usina Santa Bárbara estimulará a imaginação dos visitantes. Também para incitar o universo criativo dos pequenos e jovens que participarão da ação faremos um concurso cultural de desenho. Realizaremos uma oficina fotográfica, exposição e oficina em vídeo para acompanhar todo o processo de restauro”, explicou o secretário.


Notícias Relacionadas »
Comentários »