28/11/2022 às 18h44min - Atualizada em 28/11/2022 às 18h44min

Tivoli Shopping tem CineMaterna e sessão para autistas nesta semana

Redação
Divulgação


Acontece nesta semana, no Moviecom Cinemas do Tivoli Shopping, mais uma edição dos projetos CineMaterna e MovieCOMtodos. A primeira sessão de cinema especial acontece amanhã, às 14h, e é destinada às mamães, que podem se divertir junto com seus bebês de até um ano e meio. Já a segunda sessão especial é adaptada para quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ocorre no próximo domingo (4/12), às 11h.  

 

Nestas edições, além dos filmes, os projetos contarão com uma atração extra: a presença do Papai Noel. O Bom Velhinho estará no hall do cinema 30 minutos antes do início das sessões, disponível para interagir e fazer fotos com o público. 

 

“O acesso ao lazer e ao entretenimento é um direito de todos e esses dois projetos do Moviecom reforçam isso, por isso são muito importantes. Eles promovem a inclusão dos respectivos públicos e temos certeza de que essas iniciativas impactam de maneira positiva tanto a vida das mães, trazendo um alívio para o período pós-parto, que nem sempre é fácil; como também para as famílias de autistas, que se sentem acolhidas e encontram nesta sessão de cinema uma opção de lazer apropriada para curtirem com suas crianças”, comenta Paula Funichello, coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping. 

 

CineMaterna 

No CineMaterna, o filme em exibição nesta edição será "Pantera  Negra - Wakanda para sempre", da Marvel. O objetivo desse projeto é oferecer cultura e diversão para as mães no período pós-parto. Por isso, os filmes exibidos são de temática adulta, portanto, entretenimento para mães, pais e acompanhantes, mas em ambiente especialmente preparado para os bebês: o som do filme é mais baixo, o ar condicionado fica com temperatura suave e há uma iluminação leve. 

 

Além disso, esta sessão especial é programada para oferecer conforto e facilidades, como trocadores equipados com fraldas, pomadas e lenços umedecidos, que podem ser usados gratuitamente. A sala do cinema conta também com um tapete especial para bebês que já andam ou engatinham e um “estacionamento” para os carrinhos de bebê. Mães voluntárias sempre estão presentes para recepcionar o público e prestar ajuda quando necessário.  

 

Para curtir o filme não é preciso reservar lugares, basta ir ao cinema no dia e hora da sessão. As 10 primeiras mães ou responsáveis pela criança que chegarem para assistir ao longa-metragem, ganharão a entrada de cortesia, basta procurar por uma voluntária CineMaterna na bilheteria do cinema. As cortesias são distribuídas cerca de meia hora antes do início da sessão.  

 

MovieCOMtodos 

Já no projeto MovieCOMtodos, sessão de cinema especial que é adaptada para quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), desta vez será exibido o filme de animação “Mundo Estranho”. 

 

O encontro das crianças com o Papai Noel deve tornar a sessão ainda mais especial desta vez. “Essa será uma grande oportunidade para as crianças terem contato com o Papai Noel, pois ocorrerá de uma forma mais calma, sem filas e aglomerações de pessoas. Além disso, o Noel estará no cinema e as crianças não precisarão se deslocar até o espaço dele, o que também vai trazer um conforto maior. Para alguns autistas, certamente essa será a primeira vez que terão contato com o Papai Noel, que poderão chegar perto dele, conversar e fazer fotos. Sabemos que nem todos vão aceitar essa interação e vamos respeitar a vontade de cada um, mas acredito que vai ser uma ação bem interessante”, comenta Vivian Ribeiro Barboni, que é mãe de João Pedro, de 11 anos, que é autista, criadora da página Na Contramão do Autismo e compartilha nas redes sociais informações sobre o assunto.  

 

Vivian prestou consultoria ao Moviecom do Tivoli Shopping para a implantação do projeto MovieCOMtodos em Santa Bárbara d’Oeste e participou com sua família de todas as sessões especiais já realizadas na unidade. “Iniciativas como essa do Tivoli Shopping e do Moviecom Cinemas são extremamente importantes para a comunidade autista, para que cada vez mais eles se sintam incluídos de verdade, pois ali tudo é adaptado para eles. As crianças ficam à vontade e livres para serem como são”, destaca ela.  

 

Para proporcionar um ambiente mais agradável a quem tem TEA, a sala de exibição passa por alguns ajustes, que são fundamentais às peculiaridades sensoriais desse público: algumas luzes de dentro da sala do cinema ficam acesas, o som tem o volume reduzido e a porta de entrada da sala permanece aberta para que o público possa entrar e sair quando necessário. Além disso, não há exibição de propagandas e trailers, a sessão já começa no filme. 

 

As sessões adaptadas são realizadas mensalmente, sempre aos domingos às 11h. O dia e horário também foram planejados pensando na reação dos autistas, com a ideia de minimizar qualquer desconforto, já que aos domingos de manhã, o shopping, geralmente, tem um movimento menor e não há mais salas com exibição de outros filmes, o que elimina a chance de formação de filas e outras variáveis que possam ser desorganizadoras a quem tem TEA.  

 

Para as sessões do MovieCOMtodos, os ingressos têm preço de meia-entrada, tanto para os autistas quanto para os seus acompanhantes. A compra pode ser feita de forma antecipada ou na hora, mas a venda dos ingressos para essa sessão especial só é feita na bilheteria do cinema, de forma presencial. Não há venda on-line. 

 

 

SERVIÇO 


Sessão CineMaterna 

Filme: "Pantera Negra - Wakanda para sempre" 

Data: terça-feira, dia 29 de novembro 

Horário: 14h 

 

Sessão MovieCOMtodos  

Filme: “Mundo Estranho” 

Data: domingo, dia 4 de dezembro 

Horário: 11h 

 

Local: Moviecom Cinemas do Tivoli Shopping  

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »