01/06/2023 às 09h26min - Atualizada em 01/06/2023 às 09h26min

Festa literária Parque das Letras começa nesta quinta-feira em Santa Bárbara

Redação
Divulgação


O Parque das Letras, festa literária com múltiplas atividades previstas, começa nesta quinta-feira em Santa Bárbara d´Oeste. O objetivo da iniciativa da Editora Adonis é promover a literatura e contribuir com a formação de público leitor, especialmente na primeira infância, através de ações e eventos dinâmicos e criativos.

O Parque das Letras é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da Romi S.A e parceria da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste e da Fundação Romi, integrando a programação do FLISB – Festival Literário de Santa Bárbara d’Oeste.

Duas palestras preparatórias destinadas aos professores da rede pública do município abrem o calendário de atividades. Neste dia 01 de junho, entre 19 h e 21 horas, a palestra será com a escritora Luciene Tognetta, com o tema "Aprender a conviver é preciso”. A atividade terá duração de 60 minutos, para um público estimado de 200 pessoas. Será no Anfiteatro Municipal “Detinha Dagnoni”, Avenida Monte Castelo, 1000, Centro.

No dia 7 de junho, quarta-feira da próxima semana, entre 19 h e 20h30, a palestra com os escritores Sílvia Delázari e Cicero Edno será sobre o tema "Leitura e escrita: diálogos que nos afetam” e terá 60 minutos de duração, para um público estimado de 300 pessoas. O evento será no Anfiteatro do CIEP “Dom Eduardo Koaik”, Rua Alonso Keese Dodson, 385, Planalto do Sol.

Encantamento pela leitura
A diretora administrativa da Editora Adonis, Jaqueline Comelato, comenta as motivações para a estruturação e implementação do Parque das Letras. “Sendo o propósito da Editora Adonis transformar vidas através das histórias, esse é um projeto que envolve com delicadeza e encantamento, não somente crianças, como inclusive famílias e comunidade, para despertar a paixão pela leitura e o gosto pela escrita”, ela afirma. 

O Parque das Letras, continua Jaqueline Comelato, é “um evento cultural, que proporciona o encontro entre escritores de literatura infantil, educadores, artistas, músicos, contadores de história. A leitura é essencial para o desenvolvimento de repertório e vocabulário, ajuda a ampliar o senso crítico na tomada de decisões, conhecimento, estimula a criatividade, emociona, causa impacto e facilita a escrita. Pretendemos contribuir na formação de cidadãos críticos, criativos, participativos, auxiliando com o preparo para o exercício da cidadania”, completa a diretora administrativa da Editora Adonis.

Por sua vez, o superintendente da Fundação Romi, Octávio Wakabara, destaca as razões do apoio à realização do Parque das Letras. "Receber o Parque das Letras na Estação Cultural é muito significativo para a Fundação Romi, principalmente porque, neste ano, estamos trabalhando com os nossos alunos do NEI (Núcleo de Educação Integrada) o tema gerador 'Ler para libertar: a imaginação, a realidade e a criticidade'”, diz o superintendente. 

“Nosso propósito é formar leitores e escritores com visão crítica e transformadora da realidade em que vivem, e este evento é uma ó tima oportunidade para ampliar este movimento para toda a comunidade”, acrescenta Octávio Wakabara.


Notícias Relacionadas »
Comentários »