21/10/2022 às 11h51min - Atualizada em 21/10/2022 às 11h51min

Arte em mosaico é atração no Tivoli Shopping

Redação
Divulgação


Uma exposição composta por 12 quadros feitos em mosaico de pedras tem chamado a atenção de quem passa pelo Tivoli Shopping. A beleza e delicadeza das obras do artesão americanense Luiz Lucio Pereira da Silva, feitas com milhares de pedacinhos de pedras estrategicamente encaixados para formar desenhos, encanta qualquer um.  

A exposição está instalada na área da expansão, em frente às lojas Renner e Riachuelo, e pode ser visitada gratuitamente até o dia 2 de novembro, de acordo com o horário de funcionamento do shopping. 

O mosaico é uma das técnicas de arte mais antigas da humanidade. Os quadros expostos no Tivoli Shopping foram feitos seguindo as mesmas técnicas usadas no mosaico português, comumente utilizado em pavimentos de calçadas. Assim, formando desenhos figurativos, abstratos e geométricos, Luiz traz a inspiração do calçamento português para a arte em quadros. 

Todas as obras foram produzidas com pedras de arenito, basalto e calcário de formato irregular, usando diferentes cores, dentre elas branco, preto, amarelo e vermelho, todas de diferentes tonalidades para realçar o contraste e formar as imagens. As molduras são de madeira maciça. Um trabalho artesanal e artístico, feito totalmente à mão. 

Para a criação dos quadros, Luiz usa seus mais de 65 anos de experiência na instalação de calçamentos. Ele trabalhou a vida toda como calceteiro autônomo, fazendo a retirada, o corte das pedras e montando calçadas em mosaico português, um trabalho que, assim como o de artesão, exige dedicação e muita paciência.  

Desde 2018, Luiz trabalha apenas como artesão na ABC Mosaico, onde dedica suas habilidades à produção de obras exclusivas que, além dos quadros em mosaico, incluem torres de pedras e outros trabalhos com madeiras. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »