07/10/2022 às 11h38min - Atualizada em 07/10/2022 às 11h38min

Sessão de cinema para autistas acontece domingo no Tivoli Shopping

Redação
Divulgação
A animação “As Aventuras de Tadeo e a Tábua de Esmeralda” será o filme em exibição na edição deste mês do projeto MovieCOMtodos, uma sessão de cinema especial, adaptada para quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Realizado pelo Moviecom Cinemas do Tivoli Shopping, o projeto ocorre no próximo domingo (9), às 11 horas. 



A iniciativa, que recebeu bom público nas edições anteriores, tem sido bastante elogiada pelos pais e familiares de crianças autistas. A montadora de automóveis Kerle Alves Batalha, mãe do Miguel, de 3 anos, é uma das que aprovou a experiência na sala de cinema. 

“Não tenho palavras para descrever o quão importante é essa iniciativa das sessões de cinema para as famílias com crianças autistas. Que mãe não sonha em levar seu filho autista ao cinema e saber que está tudo sendo preparado da melhor forma para recebê-lo? Pode apostar que todas! A minha experiência foi sensacional! Foi a primeira vez que levei meu filho ao cinema e ele se sentiu super bem acolhido e respeitado. Ele ficou à vontade e curtiu muito”, conta. “Desejo, do fundo do meu coração, que esses passeios aos domingos de manhã no cinema se tornem rotina na vida de todas as crianças autistas e suas famílias”, acrescenta Kerle. 

Assim como ela, Ana Isabel Cristina dos Santos Freschi é outra mãe que encontrou no projeto MovieCOMtodos uma oportunidade de viver um momento especial de lazer junto com o filho. “Sou mãe do Benjamim, de 4 anos. Ele tem autismo e bastante sensibilidade, então sempre tínhamos medo de sair com ele. Foi a primeira vez que levamos ele ao cinema e foi uma experiência incrível! Eu e meu esposo gostamos muito do passeio, nos sentimos muito acolhidos, pois conseguimos curtir um programa em família e ficamos super à vontade, sem ninguém nos olhando para nos julgar”, lembra. 

Ana classifica a experiência vivida na sessão MovieCOMtodos como “maravilhosa”. “É óbvio que ele não assistiu ao filme todo, mas a gente conseguiu aproveitar e o principal é que meu filho pôde ficar livre para ser como ele é e ainda se divertiu assim. Ele andou, fez suas estereotipias, o som estava ok para ele, não estava tudo escuro... foi maravilhoso”, conta ela.  “Espero que tenham mais projetos assim, que pensem na inclusão dessas crianças para que elas possam viver experiências como as demais crianças”, fala Ana. 

Segundo Paula Funichello, coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, promover a inclusão é o objetivo central desse projeto. “O acesso ao lazer e ao entretenimento é um direito de todos, por isso, consideramos esse projeto muito importante. Temos recebido um feedback bem bacana do público e ficamos felizes por saber que essa iniciativa tem impactado de maneira positiva a vida dessas famílias”, destaca. 

Cinema adaptado 
O projeto MovieCOMtodos ocorre com sucesso no Moviecom Cinemas do Tivoli Shopping desde agosto. Durante a sessão especial, para proporcionar um ambiente mais agradável a quem tem TEA, a sala de exibição passa por alguns ajustes, que são fundamentais às peculiaridades sensoriais desse público: algumas luzes de dentro da sala do cinema ficam acesas, o som tem o volume reduzido e a porta de entrada da sala permanece aberta para que o público possa entrar e sair quando necessário. Além disso, não há exibição de propagandas e trailers, a sessão já começa no filme. 

“Muitas famílias deixam de ter um maior convívio social com suas crianças autistas por receio e medo de arriscar ou até vergonha de como pode ser a reação das outras pessoas e do autista em situações que não sejam confortáveis para ele. Então, essas adaptações foram pensadas para que os autistas possam se sentir mais à vontade e, assim, eles e suas famílias consigam curtir a sessão de cinema”, explica Vivian Ribeiro Barboni.  

Ela é mãe de João Pedro, de 11 anos, que é autista, criadora da página Na Contramão do Autismo e compartilha nas redes sociais informações sobre o assunto. Vivian prestou consultoria ao Moviecom do Tivoli Shopping para a implantação do projeto MovieCOMtodos em Santa Bárbara d’Oeste e participou com sua família de todas as sessões especiais já realizadas na unidade. 

“Tem sido muito especial acompanhar esse projeto. Temos visto famílias que estão pela primeira vez tendo a oportunidade de estar dentro de um cinema com seus filhos se divertindo. Muitos deles nem conseguem assistir ao filme, mas sabemos que só de estarem naquele espaço, em convívio social e participando, já é muito importante e representa um grande passo na vida deles”, destaca. “Iniciativas como essa do Tivoli Shopping e do Moviecom Cinemas são extremamente importantes para a comunidade autista, para que cada vez mais eles se sintam incluídos de verdade, pois ali tudo é adaptado para eles então eles ficam à vontade e ficam livres para serem como são”, reforça ela. 

As sessões adaptadas são realizadas mensalmente, sempre aos domingos, às 11h. O dia e horário, de acordo com Vivian, também foram planejados pensando na reação dos autistas, com a ideia de minimizar qualquer desconforto. “Aos domingos de manhã, o shopping, geralmente, tem um movimento menor, e não há mais salas com exibição de outros filmes, o que elimina a chance de formação de filas e outras variáveis que possam ser desorganizadoras a quem tem TEA”, observa.  

Para as sessões do MovieCOMtodos, os ingressos tem preço de meia-entrada, tanto para os autistas quanto para seus acompanhantes. A compra pode ser feita de forma antecipada ou na hora, mas a venda dos ingressos para essa sessão especial só é feita na bilheteria do cinema, de forma presencial. Não há venda online. 

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »