26/06/2022 às 10h14min - Atualizada em 26/06/2022 às 10h14min

Moradora de Americana que perdeu a filha lança livro nesta quarta

Redação
Divulgação

Beatriz Miano Zanaga ou simplesmente Bia. Menina alegre, descontraída e inteligente. Cursava o sétimo ano do ensino fundamental. Estava contente e ansiosa porque faria viagem a Maceió (AL) junto com a família. O mês era novembro de 2018, a viagem seria no dia 21. No dia 18, do nada, começou a passar mal e precisou ser internada, com uma pneumonia assintomática e permaneceu 60 dias na UTI. Em 17 de janeiro de 2019, Bia viajou, não para Maceió, mas para a eternidade, com precoces 14 anos.



A história de Bia, portadora de Síndrome de Down, foi a inspiração para a mãe, a americanense Vania Miano Zanaga, escrever o livro “As Flores de Bia – Um Amor Transcendental”, que será lançado nesta quarta-feira (29) - data em que ela faria 18 anos-, às 19h30, no Salão de Eventos da OAB em Americana. Toda a renda arrecadada com a venda dos livros será revertida para ações sociais.


Escrever o livro que retrata a história real, a trajetória da família, o sofrimento, o luto e a vida dela na esfera superior, foi a forma que Vania encontrou para viver o luto pela partida da filha, da separação física, já que as duas eram uma única identidade. Externar esse sentimento de amor, de dedicação pela filha, as lutas, tudo que ela passou, momento de reflexão desde que a filha nasceu, foram a maneira de viver o luto, não caindo em depressão, uma forma mais linda e maravilhosa encontrada para eternizar a história e a imagem da filha, e levando a história para quem não a conheceu. 


“Apesar de toda emoção e carinho, também tem pitada de sofrimento. O livro não é uma ficção, é uma história real. Foi um trabalho em conjunto, meu e da Bia, não é psicografia, mas eu sentia que ela estava do meu lado, ajudando a escrever o livro. Mostrar toda a nossa realidade, a Bia continua viva (não aqui), mas em outra esfera, eu acredito, tudo é possível através do amor, Bia sempre foi apaixonada pelo ser humano”, enfatiza a autora.


Para Vania, a maioria das pessoas não sabe lidar com criança especial e diz que Síndrome de Down não é doença. “Hoje, não é mais um tabu como antigamente, naquela época havia muita desinformação. Fé, respeito e amor, são valores que aprendi dentro de casa com minha família e isso é minha maior herança. E ser Mãe especial, este foi o maior e melhor presente que Deus me concedeu”, diz.


SERVIÇO:

Livro “As Flores de Bia – Um Amor Transcendental”

Lançamento: Quarta-feira (29 de junho)

Horário: 19h30

Local: Salão de Eventos da OAB – Rua Cristóvão Colombo, 155, entrada pelo acesso lateral da Rua Francisco Petraglia, Residencial Nardini, Americana.


Notícias Relacionadas »
Comentários »