18/07/2021 às 10h10min - Atualizada em 18/07/2021 às 10h10min

Tivoli Shopping promove exposição "O Design do Corpo Feminino no Século XIX"

Divulgação

Um olhar apurado e muito atento sobre o corpo feminino e suas icônicas vestimentas do século XIX sob a ótica da cultura, da moda e da arte. É assim que se pode descrever a exposição "O Design do Corpo Feminino no Século XIX", lançada na quinta-feira (15), pelo Tivoli Shopping em parceria com o Bureau Moda & Mercado. 

 

Criada pela professora, historiadora e consultora de Moda, Maria Alice Ximenes, a mostra tem apoio cultural da Fatec Sumaré e conta com curadoria de Bruna La Serra. 

 

A nova exposição de Moda está montada na área da Expansão, próximo à Kalunga, e pode ser visitada gratuitamente até o dia 10 de agosto, de acordo com o horário de funcionamento do shopping.  

 

Aos sábados, das 16h às 17h, serão realizadas visitas guiadas. Nesses momentos, a própria Maria Alice estará no local para mostrar as peças e objetos de época e explicar detalhes da exposição ao público que tiver interesse. A atividade também é gratuita. 

 

"O objetivo mais forte dessa exposição é mostrar o quanto o corpo feminino esteve exposto a muitas transformações ao longo do tempo, fruto de uma sociedade patriarcal e machista, que redesenhou o corpo das mulheres - ora com ancas muito grandes, ora com traseiros muito volumosos - tudo isso para satisfação visual do homem", comenta Bruna. "Hoje é possível notar que algumas mulheres ainda gostam de aumentar e modelar partes do corpo, mas agora isso é uma escolha da mulher. Naquela época era um padrão imposto e as mulheres eram obrigadas a se submeterem a isso", acrescenta ela. 

 

Maria Alice completa: "Vamos mostrar o quanto o corpo feminino já esteve modelado, em várias formas. Ninguém imagina que por debaixo dos vestidos e saias que as mulheres usavam antigamente existiam essas arquitetônicas obras. E vendo isso de perto, as pessoas vão conseguir entender como era o movimento e o peso disso no corpo da mulher", diz. 

 

As peças em exposição foram criadas por Maria Alice após a realização de várias pesquisas. "Como curadora, é importante destacar que esta exposição é fruto de uma pesquisa pioneira de moda na Unicamp, que gerou até livro. O acervo possui peças originais do século XIX que vieram de uma família instalada no Brasil naquela época, em Campos do Jordão. As réplicas seguiram criteriosa pesquisa que Maria Alice demonstrou fôlego para desenvolver, muitas delas foram realizadas em Paris, no Musée de lá Mode et Du Textile", conta Bruna. 

 

Maria Alice destaca ainda a importância de a exposição estar disponível no shopping. "Para mim é uma experiência muito importante levar uma exposição dessa a um ambiente como o Tivoli, onde qualquer pessoa poderá visitar. Isso significa democratizar o acesso ao conhecimento, à história. Creio que será uma exposição que vai transmitir muita informação aos visitantes. A moda reflete muito sobre os valores da época e as roupas são capazes de contar a história da sociedade", conclui a idealizadora da exposição. 

  

O gerente geral do Tivoli Shopping, Gustavo Salvagnini, convida o público a prestigiar a mostra. "O Tivoli segue buscando sempre unir lazer e cultura para proporcionar momentos e experiências únicas ao público. O resultado dessa exposição está muito interessante e temos certeza de que nossos clientes vão adorar. Estão todos convidados a virem prestigiar mais esta mostra sobre o universo da Moda", finaliza. 


Notícias Relacionadas »
Comentários »