21/12/2018 às 20h06min - Atualizada em 21/12/2018 às 20h06min

Projeto social oferece aulas gratuitas de basquete para jovens e crianças há 8 anos em Hortolândia

Além da prática esportiva, o projeto visa o crescimento pessoal dos participantes

Luis Capucci - [email protected]
Foto: Reprodução/ Facebook
O Independência Basquetebol é um projeto social que existe há oito anos em Hortolândia. Através dele, um total de 25 participantes, entre jovens e crianças de 10 a 25 anos , têm aulas gratuitas de basquete e aprendem valores como o da disciplina.


De acordo com Leonardo Paes de Barros Alves, criador do projeto, tudo começou com ideia de tirar as crianças das ruas. No início, os treinos aconteciam em um espaço cedido no estacionamento da igreja católica do bairro Jardim Orestes Ongaro.

Mas com o tempo e com dedicação as coisas foram melhorando. “Eu fiz faculdade de Educação Física para poder repassar melhor o conhecimento para a molecada”, relata o criador do projeto.

Esse ano o time sub 20 do Independência participou da Liga Metropolitana de Basquete (LMB), quarto maior campeonato da modalidade no Estado. No ano anterior, eles já haviam participado da competição na categoria sub 18.

Outra grande conquista para o projeto esse ano foi conseguir um espaço melhor para realizar os treinos nos finais de semana. Com isso, eles  passaram a utilizar o ginásio do Clube da Melhor Idade do município.

No meio disso tudo, o homem que idealizou o projeto diz que para além dos conhecimentos adquiridos em quadra o mais importante é o que os jovens levam para a vida pessoal deles. “Para mim é uma realização muito grande, pois eu sou fruto do esporte. Uma das bandeiras que eu levanto desde de quando eu comecei é quanto a disciplina que o esporte te dá. Então através disso eu me desviei de um caminho errado. É isso que eu tento passar para a molecada. Eu tenho uns meninos lá que começaram comigo com 10 anos e hoje já são maiores de idade. Todos do primeiro time estão trabalhando. Não é só uma questão do basquete. O esporte muda as pessoas”, declarou Leonardo.
Notícias Relacionadas »
Comentários »