30/05/2018 às 18h10min - Atualizada em 30/05/2018 às 18h10min

Combustíveis começam a ser normalizados em Santa Bárbara e Americana

Amanda Sabino - [email protected]
Foto: William Tião / Portal Atualidade
Com o fim da greve dos caminhoneiros e a circulação de caminhões-tanque na Replan, em Paulínia, os postos de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e toda a região começaram a receber combustível no final da tarde desta quarta-feira (30). Por volta das 17h30, diversos postos de combustíveis de Americana e Santa Bárbara já estavam com motoristas na fila abastecendo seus veículos.

Segundo o diretor do Recape (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas de Campinas), Eduardo Valdívia, a partir de agora a situação dos combustíveis começa a se normalizar na região. “Iniciou-se a normalização nesta tarde, mas ainda não sabemos quanto tempo vai levar para a situação normalizar totalmente”, disse. 

Valdívia também alertou que os proprietários de combustível enfrentam, agora, a escassez de componentes provenientes das usinas de etanol e de biodiesel. “Há um grande problema neste momento, uma vez que as companhias não têm etanol anidro para misturar na gasolina nem etanol hidratado para fornecer nos postos e essa greve da Petrobras pode, eventualmente, atrapalhar ainda mais”, explicou. 


A Petrobras, por meio da assessoria de imprensa, informou que todas as suas unidades estão em operação. "A partir das refinarias, os combustíveis seguem para as distribuidoras, que estão gradativamente retomando o abastecimento", trouxe a nota.

Sobre a paralisação dos petroleiros, a Petrobras disse que "o Tribunal Superior do Trabalho (TST) emitiu na noite de ontem, 29/5, decisão liminar declarando a abusividade da greve. O pedido foi feito pela Petrobras e pela Advocacia-Geral da União, considerando o contexto nacional e a necessidade de retomada do abastecimento de combustíveis o mais breve possível.  Hoje, 30/5, foram registradas paralisações pontuais em algumas unidades operacionais. Equipes de contingência estão atuando onde necessário e não há impacto na produção".

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »