30/03/2018 às 09h41min - Atualizada em 30/03/2018 às 09h41min

Discípulos de Tite, Carille e Roger brigam pelo título paulista

Agência Estado
Foto: Divulgação
Fábio Carille e Roger Machado têm mais coisas em comum do que fazer parte de uma nova geração de treinadores com futuro promissor e o sonho de conquistar o Campeonato Paulista deste ano. Ambos devem aos ensinamentos de Tite muito do que são hoje

Tanto o comandante do Corinthians como o do Palmeiras admitem com orgulho que se espelham no treinador da seleção brasileira. Apesar de eles terem trabalhado com dezenas de outros técnicos, Tite é quem parece ter ensinado mais a dupla. Um reflexo do "legado" deixado pelo comandante da seleção é a organização tática de ambos, que gostam de ter um time mais sólido na defesa

Carille foi auxiliar de Tite no Corinthians e conviver com ele no dia a dia fez com que pegasse até alguns vícios e métodos de trabalho. O atual treinador corintiano muitas vezes dá declarações parecidas com as de seu "professor".

O corintiano não é de fazer mistério em escalação e gosta de comandar "treinos fantasmas" - ensaiar a formação titular sem time reserva. "Sou muito parecido com o Tite no lado emocional e mais tranquilo também. É uma pessoa que respeito muito", disse Carille.

A relação de Roger com Tite teve início nos tempos que ele era lateral-esquerdo no Grêmio. O treinador já percebia sua personalidade para ser técnico tanto que, ainda na época de jogador, lhe deu um disquete com um programa de tática para montar treinamentos 3D. O presente é utilizado como um troféu pelo palmeirense até hoje.

"Gostava de ver a forma como o Tite trabalhava e projetava que, se um dia eu virasse treinador, teria aquelas características em meu trabalho", explicou o treinador do Palmeiras. 

O professor Tite tem tanta confiança e orgulho em seu aluno Roger que o indicou para substituí-lo no Corinthians, em 2015, e deu boas referências ao Palmeiras quando o time alviverde decidiu contratá-lo, no fim do ano passado.

Uma outra característica absorvida do trabalho de Tite e utilizada por Carille e Roger é explorar ao máximo a parte tática nos treinamentos. Raramente há atividades recreativas como rachão. Em vez disso, preferem explorar as fragilidades de cada setor da equipe nos treinos e não têm o menor pudor em poupar seus principais atletas em caso de desgaste.


Eles também têm um relacionamento com os jogadores quase de pai para filho. Dão bronca quando necessário e passam a mão na cabeça nos momentos mais complicados. Assim, Tite ganha fãs por onde passa. Já Roger e Carille caminham para isso.

EM PAZ - Tite não deve ir no sábado à Arena Corinthians nem ao Allianz Parque no domingo da semana que vem, mas deverá assistir aos jogos pela TV, segundo pessoas próximas a ele. 

Os alunos também mostram sintonia. Na quinta-feira, Carille e Roger foram até a sede da Federação Paulista de Futebol para uma reunião sobre a final do Estadual e mostraram simpatia e cordialidade recíproca. Eles ficaram cerca de 30 minutos conversando e depois foram embora juntos, com o treinador corintiano dando carona ao palmeirense.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »