25/03/2018 às 11h16min - Atualizada em 25/03/2018 às 11h16min

Prefeitura Hortolândia incentiva adesão ao Programa ID Jovem

Carteirinha dá direito à meia-entrada em eventos e até gratuidade em viagens interestaduais para jovens de baixa renda

Comunicação | Hortolândia
Foto: Reginaldo Prado
A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Setor de Políticas Públicas para Juventude, orienta jovens de baixa renda do município como aderir ao Programa Identidade Jovem (ID Jovem), um documento que oferece diversos benefícios à juventude como, por exemplo, meia-entrada em eventos culturais e esportivos, passagens interestaduais e gratuidade no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O ID Jovem, criado pelo governo Federal, é um aplicativo que pode ser baixado no celular ou através do site http://www.brasil.gov.br. Por meio do programa, é gerada uma carteirinha que pode ser impressa ou salva no aparelho de celular. 

Para ter os benefícios do ID Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos de idade, renda familiar mensal de até dois salários mínimos e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o NIS (Número de Identificação Social) atualizado. Não é necessário ser estudante para solicitar a adesão ao Programa.

Por meio do Programa, os jovens têm o direito garantido à meia-entrada em eventos, shows, podendo conseguir a gratuidade total até em viagens interestaduais, além da isenção de pagamento em inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais.

Segundo dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 28% da população de Hortolândia possui entre 15 e 29 anos. 
"Há cerca de um ano, a Secretaria Nacional da Juventude garantiu esse direito aos jovens dessa faixa etária. Hortolândia, com mais de 340 inscritos, ocupa a terceira posição da RMC (Região Metropolitana de Campinas) de município que mais possui adesões ao ID Jovem. Esse programa é importante porque garante que jovens de baixa renda também tenham acesso à cultura e ao lazer, conforme determina o Estatuto da Juventude”, observa o responsável pelo Setor de Políticas Públicas para Juventude, Fabiano Cavalcante.
 
O que é o ID Jovem e como funciona?
Para gerar o documento ID Jovem, o jovem precisa baixar no celular o aplicativo "ID Jovem" ou acessar o site www.caixa.gov.br, informar nome, data de nascimento, nome da mãe e o número do seu NIS (Número de Identificação Social). O aplicativo para o celular está disponível para o sistema operacional Android, IOS e Windows Phone.

Para utilizar o benefício nos locais que oferecem os descontos, basta imprimir ou mostrar a imagem do cartão junto com um documento oficial com foto.

Para mais informações, ligue 3965-1472, ou envie um e-mail para [email protected].

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »