05/01/2018 às 11h19min - Atualizada em 05/01/2018 às 11h19min

Ensaios do Espetáculo Via Crucis 2018 começam hoje com 170 inscritos

Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste
Foto: Divulgação
Quem aguarda o mês de janeiro para integrar o elenco do Espetáculo Via Crucis já tem um bom motivo para comemorar: os ensaios da 21ª edição começam nesta sexta-feira (05), às 19 horas, no Teatro Municipal “Manoel Lyra”. Até o momento, 170 pessoas se inscreveram para fazer parte da encenação, que cresce ano após ano em estrutura e público.

Neste primeiro dia, os portões serão abertos a partir das 18 horas para que os integrantes possam confirmar seus dados e receberem seus crachás de participação. A recepção do elenco será feita pelo secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, e pelos membros da Comissão de Produção, que informarão sobre as datas de ensaios, apresentações e novidades. Após isso, os participantes seguirão para as dinâmicas preparatórias, conduzidas pela direção.

Em sua primeira edição, Evandro Felix, que participa do Via Crucis desde a infância, ressaltou o crescimento do espetáculo. “O Via Crucis foi a primeira porta que se abriu ainda quando criança para que pudesse conhecer a grandiosidade e a beleza das artes cênicas. Desde 2003 atuo neste projeto e de lá para cá foi possível ver seu crescimento, seja na estrutura, na qualidade artística, no figurino, no cenário e isso é reflexo de um trabalho muito sério, realizado pela Comissão de Produção e pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, com o objetivo de fazer com que o espetáculo agrade o púbico e seja orgulho para o cidadão barbarense”, frisou o secretário.

Considerado um dos maiores espetáculos a céu aberto da região, o Via Cruci sprossegue com inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site www.espetaculoviacrucis.com.br ou pessoalmente no Teatro, durante os horários de ensaio. Nesta etapa inicial, a encenação é voltada exclusivamente às pessoas que tenham a partir de 15 anos de idade.

Oficinas dinâmicas

Com um calendário reduzido, em função da Semana Santa ser celebrada no final de março, a proposta é buscar dinamismo nas oficinas para definição do elenco, que seguem durante a primeira quinzena de janeiro.

Diretor artístico da encenação, Otávio Delaneza adiantou que a ideia é já pensar na concepção do espetáculo enquanto as atividades ocorrem. “As oficinas começam nesta sexta e seguem durante todos os ensaios até a definição do elenco. Faremos as dinâmicas para conhecer as potências artísticas de cada interessado, com a diferença de que vou estar montando a peça desde o primeiro dia”.

Para Lays Ramires, coordenadora do espetáculo, a palavra do ano é reflexão, que será trazida por meio de uma dramaturgia mais contemporânea, elaborada pelo dramaturgo Denis Espanhol. Ela destacou a alegria em receber os participantes para uma nova edição do projeto. “É um momento de atenção e felicidade, principalmente ao vermos um número tão grande de inscritos nos mostrando que todo o nosso trabalho gera desejo e expectativa também aos artistas”.

Os ensaios para o Via Crucis prosseguem até março e serão realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19 às 21h30, e aos domingos, das 9 às 13 horas. O Espetáculo Via Crucis é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e produção cultural 3marias.

Serviço: 
Início das atividades: 5 de janeiro
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal “Manoel Lyra”
Público-alvo: a partir de 15 anos


 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »