25/03/2024 às 14h05min - Atualizada em 25/03/2024 às 14h05min

Espetáculo Via Crucis Santa Bárbara d'Oeste estreia nesta terça-feira e segue até domingo

Redação
Divulgação
Com entrada gratuita, a edição dos 25 anos do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara, o mais consolidado espetáculo teatral do interior do Estado de São Paulo, terá sua estreia nesta terça-feira (26). As encenações seguem até Domingo de Páscoa (31), sempre às 20 horas, no Complexo Usina Santa Bárbara, no Residencial Dona Margarida.

A recomendação para o público é que chegue antes para reservar um bom lugar nas arquibancadas. Os portões de acesso à arquibancada são abertos todos os dias às 18 horas. Em caso de chuvas durante a peça, a organização cessará a apresentação em virtude da segurança do elenco, produção e público e conduzirá os presentes em segurança.

"A 25ª edição do Via Crucis conta com muito talento de todos os envolvidos no espetáculo, uma história de amor ao próximo, que marcou a humanidade. Parabenizo todo o projeto por dois aspectos fundamentais: o empenho dos artistas e a produção realizada. A qualificação desse espetáculo passa fundamentalmente por isso", comentou o prefeito Rafael Piovezan. "Santa Bárbara d'Oeste caminha a passos largos para cada vez mais se tornar um polo da Cultura no Estado de São Paulo. E esse é um degrau que a gente vai subindo ano após ano. Os 25 anos de história do Via Crucis são o maior exemplo disso", afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix, o Espetáculo Via Crucis é um dos exemplos do crescimento cultural que o Município de Santa Bárbara d'Oeste teve ao longo dos últimos anos. "Ele nasce pequeno, com pouca estrutura, e hoje se transformou em um dos maiores espetáculos a céu aberto do Estado, atraindo pessoas de diferentes regiões e se consolidando como uma produção com potencial turístico. Para celebrar os 25 anos do Via Crucis montaremos a maior estrutura que o Espetáculo já teve com o intuito de acomodar nosso público e garantir uma experiência única e emocionante", explicou.

Além desta estrutura, a comemoração dos 25 anos do Espetáculo Via Crucis trará ao público nos dias de encenação uma nova montagem, concepção e roupagem. "Trabalharemos novas passagens da Bíblia incluídas na dramaturgia desse ano e isso reverbera também na dramatização. Traremos a figura da mãe como figura central em consonância com Jesus, fazendo uma contextualização com todas as mães e a importância delas nos contextos familiar, social, cultural e histórico - matriz que ressoará na própria dramaturgia e também na concepção de cenas", apontou diretor artístico, Otávio Delaneza.

Dramaturgia
O 25 anos do Espetáculo contemplarão 31 cenas com prólogo e epílogo, ganhando uma coreografia de abertura grandiosa pelo uso da dança-teatro, tendo como personagens mulheres do mundo todo com seus filhos.

"Algumas passagens bíblicas foram retomadas com novas roupagens como bodas de caná, o nascimento de Jesus e o batismo. Para este ano a cenografia está projetada para trazer dinamismos para as cenas e trocas, além de efeitos especiais e ilusão de ótica serão usados para compor cenas como a da tentação, a ressurreição e 'grand finale'", comentou Delaneza.

Sobre a construção do texto dessa edição, o dramaturgo Almir Pugina explicou que foi inspirada na linguagem bíblica dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, com foco nos relatos históricos. Outras fontes históricas serviram de informações para as construções dos diálogos das cenas e definições das passagens que serão encenadas neste ano, segundo Pugina - que também atuará no Espetáculo como Sacerdote Anás.

"O texto ainda traz um tributo à mulher-mãe e ao ventre materno. O que me motivou a seguir esse viés é a presença expressiva das mulheres dentro do projeto que sempre nos induz a pesquisar a importância da figura feminina tanto nas Escrituras Sagradas quanto nas Fontes Históricas de modo a dar oportunidade para que estejam como protagonistas nessa encenação. Trazê-las à Luz da histórica passagem de Jesus na Terra também é uma importante função desse Projeto", explicou Pugina.

Exposição
Instalada em frente os restaurantes Coco Bambu e Outback, a exposição "A Paixão em Cenas" ainda pode ser visitada no Tivoli Shopping até domingo (24). A mostra registra as apresentações do Espetáculo Via Crucis, que comemora 25 edições neste ano, e valoriza a história do Município e da arte dentro dele. Enaltecendo ainda os artistas locais, sendo eles fotógrafos, atores, diretores, dramaturgos e figurinistas, bem como o público que mantém o "Via Crucis" em sua trajetória de vida.

A mostra desta edição narra em fotos o nascimento do Espetáculo Via Crucis, em 1998, consolidando uma história que sensibiliza, renova, emociona e leva à reflexão, sendo um lampejo de encantamento, instigando à contemplação, ao mesmo tempo em que aguça o olhar artístico, reflexivo e curioso do espectador através de imagens de absoluto primor estético.

A partir de terça-feira (26), a "A Paixão em Cenas" estará à disposição do público no Complexo Usina Santa Bárbara. O Tivoli Shopping está localizado na Rua do Ósmio, 699, no Mollon, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo das 11 às 22 horas.

Como chegar
O Complexo Usina Santa Bárbara está localizado na Rua Aristeo Carlos Pereira, no Residencial Dona Margarida, em Santa Bárbara d'Oeste/SP

Os motoristas poderão estacionar no bairro Residencial Dona Margarida. O trajeto para o recinto é pela Rua José Mathias Filho, em seguida, via Rua Maria Luiza Petrini Margato com destino a rua do Complexo, a Rua Aristeo Carlos Pereira, que estará para o evento em sentido único. Após a apresentação, a saída será somente pela Rua Aristeo Carlos Pereira sentido Rodovia SP-135 – Margarida da Graça Martins.

Haverá sinalização no local e apoio de agentes da Guarda Civil Municipal.

Estacionamento gratuito
O estacionamento é gratuito e nas ruas Aristeo Carlos Pereira, em frente ao Complexo Usina, e Maria Luzia Petrini Margato. A Secretaria de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d'Oeste informa que cobrança de estacionamento é um ato indevido e não foi organizada pelo Espetáculo Via Crucis. Queixas podem ser registradas no 190 da Polícia Militar ou ao procurar por agentes da Guarda Civil Municipal - que realizarão serviço de ronda pelo bairro e nos arredores do recinto do evento. Vale ressaltar que a organização do Espetáculo Via Crucis não compactua com esta prática.


Notícias Relacionadas »
Comentários »