16/02/2023 às 14h38min - Atualizada em 16/02/2023 às 14h38min

Espetáculo Via Crucis é lançado no Tivoli Shopping

Redação
Divulgação


Voltando a ser realizada no Complexo Usina Santa Bárbara, a 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d'Oeste foi lançada. Os protagonistas foram revelados nesta quarta-feira (15), em apresentação à imprensa, autoridades e convidados, no Tivoli Shopping. O evento lançou também a 7ª exposição itinerante "A Paixão em Cenas", com registros íntimos das apresentações de 2019 e 2022. 

Neste ano, o mais consolidado espetáculo teatral da Região Metropolitana de Campinas (RMC), o Espetáculo Via Crucis, acontecerá de 4 a 9 de abril, sempre às 20 horas, no Complexo Usina Santa Bárbara, após edição única ocorrida no Teatro Municipal "Manoel Lyra", em função da pandemia. 

"Essa é uma edição muito especial, porque marca a retomada do Via Crucis no Complexo Usina Santa Bárbara – local que receberá uma série de melhorias para a realização de eventos. Em todas as edições sabemos que a história é contada com uma nova ótica, diferente e encantadora", comentou o prefeito Rafael Piovezan. "Todos os barbarenses e os moradores de toda a região estão convidados para assistir essa história tão bonita daquele que se sacrificou para que tivéssemos a oportunidade de viver", complementou. 

O retorno ao Complexo Usina Santa Bárbara sela de forma imponente e grandiosa a 24ª edição do projeto, consagrando como o maior espetáculo a céu aberto do interior do Estado de São Paulo, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix. "Estamos preparando uma estrutura convidativa, confortável e um espetáculo recheado de significado e muita emoção. A expectativa é que recebamos diversos turistas em nossa cidade na época da Páscoa em busca de prestigiar esse grandioso que compõe o calendário de eventos do Estado de São Paulo", explicou Evandro. 

"Sediar mais uma vez o evento de lançamento do Via Crucis e receber a exposição sobre essa peça, que é tão especial, já virou uma tradição para nós do Tivoli Shopping. Estamos honrados e muito felizes por poder participar dessa parceria com a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste. Tenho certeza de que vamos nos emocionar novamente com o espetáculo, que retrata o principal significado da Páscoa para os cristãos", ressaltou Gustavo Salvagnini, gerente geral do Tivoli Shopping. 

Também estiveram presentes no evento: o vice-prefeito, Felipe Sanches, Chefe de Gabinete do Prefeito, Patrícia Marques, secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cruz, diretor-superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Laerson Andia Jr., e coordenadora de Marketing do Tivoli Shopping, Paula Funichello. 

Os protagonistas 
A perspectiva da montagem deste ano será a figura de Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo, levando a mensagem de "não apagar a luz espiritual em nós na busca do eterno amor", que será narrada e protagonizada pela atriz profissional e graduada em Dança, Brunna Oliveira. A personagem Deus Uno e Trino é inédita no texto do Espetáculo Via Crucis, tendo como base os evangelistas da Bíblia – escrito pelo dramaturgo, Denis Espanhol. 

Para Brunna, foi uma surpresa saber sobre a narração e de ficar encarregada por dar voz a ela. "Não sabia que a história seria contada através do Espírito Santo - geralmente não temos essa personagem na peça. É uma responsabilidade muito grande. Portanto estou me esforçando para o representar o melhor possível em toda a sua força e sutileza, dentro das minhas possibilidades", analisou a artista. 

Outra figura forte da encenação é Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo, que será vivida ineditamente por Aline de Oliveira Muniz, coordenadora de projetos, sendo sua primeira vez integrando o Espetáculo e, portanto, já no elenco principal. "Representar Maria é uma responsabilidade e felicidade, uma mulher de fé e força e grande inspiração. Estou inspirada e empenhada em estudar, desenvolver esta personagem e entregar junto com toda a equipe, um espetáculo lindo e marcante para o público. Quero representar essa que, na minha opinião, é a maior história de amor do mundo", ressaltou. 

Wesley Cotrin representará Satanás. Emblemático, todo ano a personagem é muito aguardada pelos espectadores. "Para fazer um papel tão impactante assim que é o Satanás, estou me inspirando em séries da Netflix e filmes. Estou muito feliz! Foram dois meses de testes e exercícios corporais. Espero todos juntos fazer um lindo espetáculo", comentou o cabeleireiro colorista - que já deu a vida a dois personagens no Espetáculo durante a encenação da edição de 2022: Pedro, apóstolo, e Titanus, soldado de Pilatos. 

Por fim, o maior protagonista, Jesus de Nazaré, será vivido novamente pelo ator profissional Gabriel Mazon, que define como um processo muito emocionante de descobertas e redescobertas e espera o retorno à Usina. "Fazer a personagem Jesus é sempre o novo desafio, por essa dualidade. Ele é um ser humano e também tem esse seu outro lado, que é um ser Divino, além de toda sensibilidade que o papel necessita", disse. "Voltar à Usina é muito especial depois de todos esses anos. É ter a sensação de encenar em local aberto, pisar na areia e ver aquela quantidade de público novamente. É muito empolgante", frisou Mazon. 

A 24ª edição do Espetáculo Via Crucis de Santa Bárbara d'Oeste é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

Exposição 
Pensada para privilegiar a edição de 2019, realizada na Usina Santa Bárbara, e de 2022, no Teatro Municipal "Manoel Lyra", dando um panorama desse histórico que foi interrompido pela pandemia, a 7ª exposição itinerante "A Paixão em Cenas" traz quatro lonas de quatro metros cada. Cada trecho do espetáculo é mostrado pelas lentes dos fotógrafos José Roberto Bueno, Marcel Carloni e Luís Eduardo Deffanti. 

Após um período no Tivoli Shopping, a mostra será enviada para o Centro de Atendimento ao Turista, localizado na Rua João Lino, 362, Centro de Santa Bárbara d'Oeste.  

 

Notícias Relacionadas »
Comentários »