16/03/2017 às 01h17min - Atualizada em 16/03/2017 às 01h17min

Deputado Sardelli é homenageado na Alesp

Galeria dos Presidentes da Assembleia foi inaugurada em 1920

Redação
Reprodução

Na última terça- feira (14/03), a Assembleia Legislativa de São Paulo inaugurou os retratos dos ex-presidentes Samuel Moreira (biênio 2013/2015) e Chico Sardelli (1º/2 a 14/3 de 2015). O descerramento das placas foi feito pelo presidente Fernando Capez e dezenas de parlamentares participaram da cerimônia. A pintura de Moreira foi feita pelo artista plástico Gabriel do Valle Neto e a de Sardelli, por Marcus Cláudio. 


Sardelli disse que, ao suceder Samuel Moreira, encarou uma dura missão, mas deu o melhor de si na presidência da Assembleia. Agradeceu aos que trabalham com ele e reiterou que "o verdadeiro espírito do homem público deve ser o de se preocupar com as próximas gerações e não eleições". 


Com 86 anos, a Galeria dos Presidentes da Assembleia foi inaugurada em 17/12/1920, durante a República Velha. Na época, era de costume, não apenas nas instituições públicas e privadas, mas também nas famílias, a exposição dos retratos ou fotos dos antepassados, sempre na sala mais nobre da casa. 


A Galeria inicialmente era composta por apenas seis telas, dos primeiros presidentes da câmara. Na cerimônia de inauguração, o então presidente, deputado Antônio Álvares Lobo destacou que o objetivo da Mesa da Câmara era registrar de alguma forma os "homens vinculados à atuação política de nossa terra e as transformações". 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »