02/03/2018 às 15h31min - Atualizada em 02/03/2018 às 15h31min

Zera Fila da Saúde: UBS do 31 de Março registra 199 atendimentos com novo modelo no 1º dia

Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
Foto: Divulgação
Os moradores atendidos na UBS (Unidade Básica de Saúde) do 31 de Março e que foram até a unidade na quinta-feira (1º), para agendar alguma consulta, rapidamente notaram algo diferente. Ao serem atendidos pela recepção, todos eram informados que não seria necessário realizar o agendamento e que deveriam aguardar o acolhimento com algum profissional. A novidade é resultado do novo modelo de atendimento da Saúde, implantado ontem na unidade e que permite ao paciente ser atendido no mesmo dia em que é acolhido.

A UBS do 31 de Março é a quarta do município a adotar o modelo, após implantações bem-sucedidas nas UBSs do São Fernando, Jardim Esmeralda e Planalto do Sol 2. No primeiro dia foram realizados 199 procedimentos, com 63 consultas médicas e 73 atendimentos e procedimentos de enfermagem, além de 63 atendimentos na farmácia para entrega de medicamentos. 

“O paciente é atendido no dia que ele precisa e não mais agenda sua consulta. Nos outros três postos, esse sistema já funciona plenamente desta forma. É uma satisfação levar essa melhora ao atendimento no 31 de Março”, comentou o prefeito Denis Andia. “Reformamos essa unidade inteira e duplicamos. Mais do que isso, mostra que é possível fazer algo muito melhor ao município. Em Santa Bárbara estamos fazendo algo que não é da realidade dos outros municípios todos do Brasil. Algo novo que começa a inspirar outras cidades para seguir essa mesma linha que adotamos. No início do abril será a vez da UBS do Mollon”, complementou Denis.


A unidade atende moradores dos bairros 31 de Março, Angelo Giubina, Jardim Augusto Cavalheiro, Cabreúva, Conjunto dos Trabalhadores, Jardim Icaraí, Jardim Batagin, São Joaquim, Vila Diva, Vila Lola, Vila Oliveira e Terra Azul. Para o atendimento na UBS, o paciente deve apresentar comprovante de endereço em seu nome.

O novo modelo de atendimento visa prevenir e resolver os problemas de Saúde já na Atenção Básica, desafogando os atendimentos de urgência e emergência nos Prontos-Socorros. Com o novo modelo os agentes comunitários de Saúde fazem a busca ativa de pacientes, trazendo o cidadão para a UBS, com atendimento de médicos generalistas, pediatras, ginecologistas e equipes de enfermagem.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »