21/02/2018 às 17h51min - Atualizada em 21/02/2018 às 17h51min

Idosos de Nova Odessa podem se inscrever em curso grátis de informática

- redacao@portalatualidade.com.br
Prefeitura de Nova Odessa
Foto: Freeimages
A Prefeitura de Nova Odessa intermediou a disponibilidade de 30 vagas para o curso gratuito de “Informática para Terceira Idade”. A qualificação ocorre no campus de Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Os interessados podem fazer a matrícula diretamente com representantes do órgão nesta sexta-feira, dia 23, no Clube da Melhor Idade, das 13h30 às 16h.

O transporte também é grátis, disponibilizado pelo Município, para as aulas que ocorrem de quarta-feira, das 13h15 às 15h50, entre os dias 07 de março e 1º de agosto. Os participantes devem ter 60 anos de idade ou mais e residir em Nova Odessa. Não é necessário que os matriculados levem notebook ou computador, porque a qualificação ocorre em laboratórios totalmente equipados no IFSP.

“O curso é para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em informática. É aberto à população, não apenas aos frequentadores do Clube da Melhor Idade”, explica a assessora Miriam Carceliano. “Vai focar em trabalhos no processador de texto, em planilhas, apresentações e Internet. O uso de smartphone também. Tudo com professores qualificados e metodologia específica para a faixa etária”, acrescenta.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, ressalta a disponibilidade do curso. “O objetivo é proporcionar a inclusão digital, atualização e sociabilidade para as pessoas da Melhor Idade, trabalhando com o uso da internet e das redes sociais”, reforça. “Espera-se que eles sejam incluídos no mundo digital e consigam utilizar a tecnologia para facilitar o seu dia a dia”, conclui.

O Clube da Melhor Idade disponibiliza diversas modalidades gratuitas aos idosos novaodessenses: Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Judô, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Pilates, Exercícios Funcionais e de Equilíbrio, além de Jogos de Mesa (Dama, Truco e Dominó) e grupos de trabalho específicos com diabéticos e hipertensos.

Existe ainda o projeto ‘Pesca no Bosque’, que permite a utilização da lagoa do Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, para a pesca recreativa por idosos. Os aposentados interessados realizam cadastro no Clube e, através de carteirinha, podem participar da pescaria. É prevista a realização da atividade na segunda quinta-feira de cada mês, das 8h às 12h, com supervisão de funcionários da Prefeitura.

Nova Odessa recebeu no final do ano passado o Selo Inicial Amigo do Idoso, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa SP Amigo do Idoso, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal, atualização cadastral no CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018