12/01/2018 às 18h06min - Atualizada em 12/01/2018 às 18h06min

Artesp vai fiscalizar se suspensão de horários de ônibus afetará passageiros

Viação Piracicabana comunicou que suspenderá oito horários de linhas entre Piracicaba, Santa Bárbara d'Oeste e Americana a partir de segunda-feira

Rodrigo Pereira - [email protected]
Redação
Gerente de operações justificou que havia horários "ociosos" e que há outros próximos como alternativas. Foto: Reprodução/Facebook
A Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) comunicou hoje (12) que vai acompanhar se a suspensão de oito horários de linhas da Viação Piracicaba vai afetar passageiros. A agência informou que, se houver esse tipo de reflexo, poderá determinar a retomada deles. A suspensão foi confirmada pela empresa ontem (11), conforme mostrou o Portal Atualidade, e vale a partir de segunda-feira (15) para itinerários que englobam Piracicaba, Santa Bárbara d'Oeste e Americana. 

A suspensão, que inicialmente terá duração de 90 dias, para observação de seus reflexos, gerou revolta de passageiras. De acordo com gerente de operações da empresa, Jabes Goes, foi verificado que havia horários "ociosos", há uma "grade enorme" de outros horários de ônibus que fazem esse percurso e a intenção é adequar os passageiros neles. 

Goes afirmou que, de Piracicaba a Americana, passando por Santa Bárbara d'Oeste, serão suspensos os horários das 9h30, 12h30, 17h331 e 18h. Ele ressaltou que, no entanto, para todas elas há outros itinerários com horários próximos, que são os das 9h, 13h e 18h15. Já no sentido contrário, de Americana para Piracicaba, ele apontou que serão suspensos os horários das 6h30, 7h31, 11h e 14h. Como alternativa a esses, são indicados os das 6h, 7h, 8h, 10h30, 11h40, 12h, 13h, 13h40 e 15h. 

"Foi feito um levantamento e tem horários que estão ociosos e tem uma portaria da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) que permite que reduza até 30% do quadro", justificou o gerente de operações. Ainda de acordo com ele, dependerá da observação durante os 90 dias a manutenção ou suspensão dessa alteração no quadro de linhas.

"Trata-se de suspensão temporária e a Artesp irá acompanhar se o novo esquema não afetou o atendimento à demanda da região, caso contrário a Agência poderá determinar a qualquer tempo a retomada dos horários suspensos. A suspensão de até 30% dos horários, caso não haja demanda, é prevista pela portaria nº 8/2016 _ portanto, a Viação Piracicabana está atendendo dentro da norma. Os horários de pico estão todos mantidos", comunicou a Artesp.

O órgão acrescentou que a fiscalização do transporte intermunicipal é realizada em São Paulo pela Artesp nas rodovias do Estado, nos terminais rodoviários e nas garagens e instalações das empresas, seguindo uma escala de operações. "Também são realizadas ações a partir de denúncias e reclamações. Os usuários podem ajudar a melhorar o Sistema registrando queixas e sugestões junto à Ouvidoria da Artesp pelo telefone 0800-727-83-77 ou pelo endereço eletrônico
[email protected]. Todas as reclamações são apuradas pela fiscalização da Artesp", concluiu a agencia.

Notícias Relacionadas »
Comentários »