08/11/2023 às 16h06min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h06min

Onda de calor intenso deve atingir região nos próximos dias com temperaturas de até 40ºC

Redação
Fernando Giordano Aéreas


Uma onda de calor intenso, com temperaturas máximas de até 40ºC, deve atingir Americana, Santa Bárbara d'Oeste e as demais cidades região nos próximos dias, permanecendo até o feriado do dia 15 (quarta-feira). A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nesta quarta-feira (8) o órgão emitiu aviso de onda de calor de nível amarelo, ou seja, quando a previsão indica que as temperaturas máximas devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos. 

De acordo com o Instituto de meteorologia Metsul, o calor dos próximos dias pode quebrar recordes históricos. “A Metsul projeta temperaturas máximas muito fora do comum, mesmo em cidades habituadas a calor muito intenso, com marcas 10°C a 15°C acima da climatologia histórica em algumas tardes”, alertou o instituto.

De acordo com a previsão, até sexta-feira (10) o calor mais intenso deve ficar concentrado no Centro-Oeste e nas cidades do interior de São Paulo. Mas a partir do fim de semana a massa de ar quente se amplia e as máximas mais altas alcançam outras áreas do país.

“Normalmente, ondas de calor duram entre quatro e sete dias, mas esta onda durará até dez dias ou mais em diversas cidades, podendo até completar duas semanas em alguns locais”, alertou o Metsul.

Notícias Relacionadas »
Comentários »