08/09/2022 às 14h12min - Atualizada em 08/09/2022 às 14h12min

URGENTE: Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Redação

Morreu nesta quinta-feira (8) a rainha Elizabeth Alexandra Mary, mais conhecida como Elizabeth II, de 96 anos. Ela estava sob supervisão médica no Castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio oficial da morte foi feito pela família real nas redes sociais.



No início do dia um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham dizia que a monarca "estava sob supervisão médica no Castelo de Balmoral, mas estava confortável". Os filhos (príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward) e netos (William e Harry) da rainha se deslocaram até o palácio, o que chamou atenção da imprensa mundial. 


Protocolo e preparativos

A "Operação London Bridge" planeja meticulosamente os preparativos para os 10 dias após a morte da rainha. Há, ainda, a "Operação Unicórnio", específica para a morte de Elizabeth II na Escócia.


O plano inclui a suspensão imediata das sessões no Parlamento escocês e prevê que corpo da rainha seja transportado de trem de Aberdeen para Edimburgo, primeiro repousando no Palácio de Holyroodhouse, sua residência oficial na Escócia.


Após uma cerimônia fechada, o caixão será então colocado a bordo do Royal Train na estação Waverley, de onde viajará pela costa leste até Londres.


Notícias Relacionadas »
Comentários »