29/06/2020 às 10h31min - Atualizada em 01/07/2020 às 17h53min

8 coisas que você pode fazer quando deseja não pensar em nada durante o isolamento social

Divulgação

Antes da quarentena imposta pela pandemia de COVID-19, muita gente costumava aproveitar a sexta-feira à noite e o fim de semana nos bares, com a sua bebida preferida e uma boa companhia ao lado.


 

Entretanto, o isolamento social foi imposto para tentar conter a disseminação do novo coronavírus e o consequente colapso do sistema de saúde. Diante da impossibilidade de poder sair e encontrar amigos e familiares, bate a vontade de rever quem se ama.

 

Pensar na quarentena e na falta de uma perspectiva para o fim dessa situação pode trazer ansiedade, pânico e até depressão. Por isso, o ideal é tentar viver um dia de cada vez e não focar os pensamentos no tema. Porém, o que pode ser feito para distrair a mente? A gente te conta a seguir.

1) Faxina completa

Pode não ser tão divertido, mas é necessário. Fazer uma bela limpeza na casa ocupa corpo e mente por um bom tempo. Aproveite o momento para higienizar cantinhos que dificilmente lembramos de limpar na correria do dia a dia, como embaixo de móveis, rodapés, todas as janelas, os azulejos da cozinha e do banheiro, o vidro do boxe, entre outros.

 

Ao final do dia, pode apostar que o corpo vai estar exausto pelo esforço realizado, mas a mente vai estar satisfeita por ver tudo limpinho, organizado e com aquele cheirinho de limpeza que amamos.

2) Live com os amigos

É senso-comum, mas também é fundamental para a saúde emocional neste momento. Se não quer se reunir para bater-papo, faça um jogo on-line, uma sessão pipoca compartilhada ou mesmo um happy hour com cada um em sua casa. Há diferentes plataformas e ferramentas que podem ser usadas para este fim.

3) Algo novo

Pode ser uma receita que viu na internet e que deu vontade de experimentar, um novo hobby, como uma peça de artesanato, ou algo “maker”. Busque tutoriais, adquira todos os itens dos quais vai precisar e organize-se para fazer a novidade.

4) Conhecimento

Há pessoas que perderam o emprego durante a quarentena e se veem, agora, sem uma ocupação, com muito tempo livre e um estresse enorme sobre como será o dia a dia daqui pra frente.

 

Uma forma de lidar com essa ansiedade e, ao mesmo tempo, se preparar para o mercado de trabalho é realizando cursos gratuitos que estão pipocando pela internet. 

 

Pode ser uma atualização na própria área, algo complementar que serve para todas as carreiras como, gestão de pessoas, administração de tempo, motivação, etc., ou que não tenha nada a ver com o que fazia antes, mas que sempre se interessou e pode gerar um hobby ou uma oportunidade de empreender.

 

Os aplicativos de conversação em outros idiomas também são boas pedidas que ajudam a aumentar o network e, ao mesmo tempo, praticar uma língua estrangeira com algum nativo, acostumando os ouvidos aos sotaques e gerando fluência.

5) Organize a casa

Quantas vezes, antes da pandemia, a gente não se pegou desejando ter tempo para arrumar os armários da casa, separar roupas para doação, organizar as fotos digitais ou impressas? Esta é uma boa oportunidade de realizar isso tudo, ocupando a mente e distraindo-se da ideia da pandemia. 

6) Conexão familiar

Retome o contato com tios e primos com quem não fala há muito tempo. Ligue, mande mensagem, escreva um e-mail, aproxime-se para saber como estão e faça planos para um reencontro quando tudo isso acabar.
 

7) Maratona

Distraia a mente com maratonas de séries, filmes, jogos e o que mais desejar. Pode não ser muito útil para a rotina, mas vai ajudar muito a esquecer o mundo lá fora.

8) Meditação

As técnicas de mindfulness ajudam a limpar a mente e a esquecer os problemas, além de acalmar as emoções. Quem não está acostumado pode começar aos poucos, com as meditações guiadas e, pouco a pouco, aumentar a frequência e a duração das sessões.
Notícias Relacionadas »
Comentários »