25/05/2017 às 09h26min - Atualizada em 25/05/2017 às 09h26min

OAB deve protocolar nesta tarde pedido de impeachment de Temer

Redação/G1
INTERNET


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informou que a entidade entregará à Câmara dos Deputados o pedido de impeachment do presidente Michel Temer na tarde desta quinta-feira (25).

No último fim de semana, representantes da OAB de 24 estados e do Distrito Federal votaram a favor da apresentação de um pedido de impeachment do peemedebista com base nos fatos relatados nas delações dos executivos do grupo J&F, dono do frigorífico Friboi. Só a seccional da entidade no Amapá se posicionou contra.

Independentemente de uma eventual edição da gravação, entre Temer e o empresário Joesley Batista, sócio da J&F, a Ordem dos Advogados do Brasil, entende que a conversa no Palácio do Jaburu indica que o presidente da República cometeu crime de responsabilidade.

Em avaliação, a OAB aponta dois trechos da conversa em que compromete o presidente. No primeiro, o empresário diz que tinha a favor dele, dois juízes e um procurador. A entidade dos advogados afirma que o presidente deveria ter informado as autoridades imediatamente.
Em outro trecho, o delator da Lava Jato pede ajuda a Temer para resolver assuntos pendentes no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para a Ordem, um favor pessoal é incompatível com o cargo de presidente.

O presidente da Ordem considerou grave toda a conversa entre Temer e Joesley, e chamou a atenção para a defesa feita pelo presidente da República, que nunca negou a conversa.

Em 1992, o pedido da OAB, com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), terminou no impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. No ano passado, a entidade dos advogados também apresentou, um pedido de impeachment contra Dilma Rousseff.
(Fonte G1)

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »