17/03/2017 às 16h12min - Atualizada em 17/03/2017 às 16h12min

Pets também necessitam de higiene bucal

​Segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, 85% dos animais adultos têm alguma doença relacionada a boca e dentes.

Redação
GOOGLE
Muitas pessoas perguntam se os cães precisam escovar os dentes. A resposta é sim, pois como os humanos, os cachorros também podem ter problemas bucais. Segundo dados da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, 85% dos animais adultos têm alguma doença relacionada a boca e dentes.
 
 “Devemos lembrar que a escovação dos dentes é tão importante para os cães como é para nós. Alguns cães passam grande parte de suas vidas sem escovar os dentes, e isso pode acarretar em uma série de doenças, devido ao acúmulo das bactérias na boca” afirma a Médica Veterinária, Priscila Brabec.
 
O mau hálito, queixa comum entre os proprietários de pet, também pode ser evitado com cuidados bucais adequados. Pois, a halitose pode ser causada pelo acúmulo de bactérias na boca. A má higienização pode progredir para a formação do cálculo dentário, com inflamação da gengiva e até mesmo para perda dos dentes do animal.
 
 “A escovação com produtos específicos para cães deve ser diária. Quando esse processo não ocorre, estimula a formação do biofilme, agregado de bactérias que se formam nos dentes e que se não for removido, pode progredir para a placa bacteriana, que quando mineralizada, se torna o cálculo dentário. Nesse processo, pode ocorrer inflamação da gengiva, destruição dos tecidos e progredir para perda dos dentes”, explica a veterinária.
 
O mercado veterinário já disponibiliza produtos que promove a limpeza dos dentes.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »