24/09/2019 às 12h51min - Atualizada em 24/09/2019 às 12h51min

Estabelecemos agenda para resgatar papel do Brasil no mundo, diz Bolsonaro na ONU

Presidente fez um resumo de todas as parcerias comerciais internacionais que já firmou

Agência Estado

 


O presidente Jair Bolsonaro também endereçou questões de relações internacionais em seu discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta terça-feira, 24. "Reafirmo nossa disposição de manter contribuição concreta às missões da ONU, inclusive no que diz respeito ao treinamento e à capacitação de tropas, área em que temos reconhecida experiência", disse o presidente, que logo depois introduziu sua agenda internacional "com o intuito de resgatar o papel do Brasil no cenário mundial e retomar relações com importantes parceiros". 

Na sequência, o líder brasileiro fez um resumo de todas as parcerias comerciais internacionais que já firmou desde que eleito, relembrando, principalmente, que "junto com o presidente argentino Mauricio Macri e nossos sócios do Uruguai e Paraguai, afastamos do Mercosul a ideologia e conquistamos importantes vitórias comerciais ao concluir negociações que já se arrastavam por décadas". Bolsonaro também afirmou que está "ansioso" para visitar parceiros na África, Oceania, Europa, mundo árabe e Ásia

"Essas visitas reforçarão a amizade e o aprofundamento das relações com Japão, China, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar. Pretendemos seguir o mesmo caminho com todo o mundo árabe e a Ásia", disse o presidente.

"Como os senhores podem ver, o Brasil é um país aberto ao mundo, em busca de parcerias com todos os que tenham interesse de trabalhar pela prosperidade, pela paz e pela liberdade", concluiu o mandatário brasileiro antes de se encaminhar para o final de seu discurso.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »