24/09/2019 às 08h22min - Atualizada em 24/09/2019 às 08h22min

Horário de Verão não existirá em 2019

Arquivo / Agência Brasil

O Brasil não adotará mais o horário de verão a partir deste ano. Teoricamente, o Horário de Verão 2019 começaria no dia 3 de novembro, mas, em função do presidente Jair Bolsonaro ter assinado em abril um decreto que extingue a medida, o tradicional "adiante seu relógio em 1 hora" não se aplicará em 2019.
 


A decisão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou pouca efetividade na economia energética, e estudos da área da saúde, sobre o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas. De acordo com o secretário de Energia Elétrica do MME, Ricardo Cyrino, a economia de energia com o horário de verão diminuiu nos últimos anos e, neste ano, estaria perto da neutralidade. “Na ótica do setor elétrico, deixamos de ter o benefício”, disse.
 

O horário de verão foi criado em 1931 e aplicado no país em anos irregulares até 1968, quando foi revogado. A partir de 1985, foi novamente instituído e vinha sendo aplicado todos os anos, sem interrupção. Normalmente, o horário de verão começava entre os meses de outubro e novembro e ia até fevereiro do ano subsequente, quando os relógios deveriam ser adiantados em uma hora em parte do território nacional.

 

O secretário afirmou, ainda, que a medida pode ser instituída novamente no futuro. “Tivemos muitas alternâncias. Vamos continuar fazendo avaliações anuais e nada impede que, no futuro, caso venha a ser conveniente na ótica do setor elétrico, vamos sugerir novamente a introdução do horário de verão. Por hora, ele não faz mais sentido.”


Notícias Relacionadas »
Comentários »