16/06/2019 às 11h37min - Atualizada em 16/06/2019 às 11h37min

Apagão na Argentina e Uruguai não afeta o Brasil, afirma ONS

Argentina e o Uruguai amanheceram sem luz em todo o seu território neste domingo após uma falha massiva na rede de distribuição do primeiro país

André Borges
Agência Estado
Divulgação
O Brasil não foi afetado pela falha no sistema elétrico que deixou Argentina e Uruguai sem energia elétrica na manhã deste domingo, 16, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

De acordo com o ONS, que fiscaliza e opera a rede nacional de energia do País, trata-se de problemas nas redes dos países vizinhos, mas sem impacto na malha nacional. 
 

O órgão técnico está monitorando a situação. Informações divulgadas pela empresa Edesur é de que uma falha na interconexão de ambos os países causou o blecaute.
 
Apagão: A Argentina e o Uruguai amanheceram sem luz em todo o seu território neste domingo após uma falha massiva na rede de distribuição do primeiro país. A empresa Edesur Argentina e a Administração Nacional de Usinas e Transmissões Elétricas (UTE) do Uruguai informam que conseguiram retomar o fornecimento de energia em algumas regiões, mas o restabelecimento completo demandará ainda algumas horas.

"Hoje, às 7h07 (pelo horário de Buenos Aires), se produziu o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu um corte massivo de energia elétrica em todo o país e que afetou também o Uruguai", afirma em comunicado a Secretaria de Governo de Energia da Argentina. O órgão acrescenta que as causas do apagão estão sendo investigadas e ainda não foram determinadas.
Notícias Relacionadas »
Comentários »