30/05/2019 às 13h17min - Atualizada em 30/05/2019 às 13h17min

OMA abre temporada de observação do planeta Júpiter

Durante as visitações doutros astros serão mostrados ao público

Da Redação
Marília Pierre/Prefeitura de Americana
A partir desta sexta-feira (31), o público que irá fazer observações astronômicas no Observatório Municipal de Americana (OMA), poderá visualizar o planeta Júpiter, o maior do sistema solar. As sessões ocorrem às sextas-feiras, das 19 às 22 horas e são abertas ao público. 
 
Visível facilmente até meados de outubro, como uma brilhante “estrela” de cor branco-amarelada, o planeta Júpiter possui duas vezes mais massa que todos os outros planetas juntos e 318 vezes a massa da Terra. Ele é composto por cerca de 90% de hidrogênio e 10% de hélio, com traços de metano, água, amônia e "rochas", mas é basicamente um planeta gasoso.
 
 
Além das observações de Júpiter, diversos outros astros serão mostrados ao público nesta época, considerada a melhor para observações astronômicas. De acordo com o astrônomo do local, Carlos Andrade, provavelmente estrelas duplas, nebulosas e aglomerados estelares ajudarão a compor uma ampla programação. 
 
A entrada ao OMA é franca, e se faz pelo portão principal do Jardim Botânico. É proibido o acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula do Observatório. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407-2985.

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018