12/05/2017 às 01h45min - Atualizada em 12/05/2017 às 01h45min

Petrobras aumenta produção de petróleo e gás em 7% no primeiro trimestre de 2017

Redação
Internet
A Petrobras aumentou sua produção total de petróleo e gás natural em 7% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. A estatal produziu, nos primeiros três meses do ano, 2,805 bilhões de barris de óleo equivalente por dia (boed).
A produção média de petróleo no Brasil atingiu 2,182 bilhões de barris de petróleo por dia (bpd), representando aumento de 10% na comparação com os primeiros três meses de 2016. Para o presidente da Petrobras, Pedro Parente, a única nota negativa nos resultados operacionais foi a queda de 5% na venda de derivados no Brasil, com 1,961 milhão de barris por dia. “Estamos com o mercado menor este ano do que foi no ano passado”, disse Parente.
 
Para o presidente, a Petrobras também ampliou sua posição de exportadora líquida, com um aumento de 72% nas exportações e redução de importações em 40%, na comparação entre os primeiros trimestres de 2016 e 2017, com as exportações ocorrendo com valores elevados pelo aumento do petróleo brent e da valorização dos óleos nacionais.
 
Pré-Sal
 
O diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Ivan Monteiro, disse que houve uma maior participação dos óleos nacionais vindos do pré-sal em qualidade superior ao que vinha sendo produzido.
 
“Esse óleo está sendo processado nas próprias refinarias da companhia. Havendo um excedente na produção, foi exportado, com expressivo crescimento da exportação que encontra dois dados muito positivos no desempenho da companhia. Primeiro, o preço que, comparativamente ao ano passado, é maior, o que faz com que o faturamento das exportações seja maior, e também tem redução no custo de logística”, disse.
 
O diretor de Refino e Gás Natural, Jorge Celestino, disse que houve um expressivo aumento na oferta nacional de gás natural, o que provocou uma queda na importação de gás da Bolívia. “Para o segundo trimestre existe uma tendência de maior demanda de gás natural fruto da maior geração termelétrica, mas a maior oferta de gás natural está melhorando muito a rentabilidade dos negócios na área de gás e energia”.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »