13/05/2019 às 17h10min - Atualizada em 13/05/2019 às 17h10min

Apesar de aumento na arrecadação S.Bárbara atrasa salários

Constatação foi feita por vereadores após análise das informações da prefeitura

BETO SILVA
Câmara Municipal de Santa Bárbara
Os vereadores que compõem a CEI (Comissão Especial de Inquérito) que apura irregularidades no atraso do pagamento dos funcionários públicos municipais se reuniram nesta segunda-feira (13) para analisar as respostas da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste sobre as fontes de arrecadação responsáveis pelos recursos para pagamento da folha de pessoal.

De acordo com o presidente da comissão, o vereador José Antônio Ferreira, o Dr. José (PSDB) a administração municipal informou que os salários dos servidores são quitados com a arrecadção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ICMS (Imposto sobre Curculação de Mercadorias e Serviços), FPM (Fundo de Participação dos Municípios), entre outros.
 
Segundo o tucano, a partir das informações da prefeitura,  de 2015 a 2018, a arrrecadação desses tributos só aumentou o que não justifica o atraso no pagamento dos servidores municipais. “Ficou esse embate dos membos da CEI em saber,  por que até agosto de 2015 , o pagamento foi pago de maneira integral sendo que a arrecadação subiu nos anos subsequentes e a partir daí o município passou a parcelar em alguns meses os salários dos servidores?”, questionou.

“Era pago uma parcela no 5º dia útil, dez dias após as horas extras e em algumas vezes até parcelando os salários em duas vezes e as horas extras numa terceira data,  após o 5º dia útil”, observou o vereador acrescentando que, diante da situação a CEI irá convocar a secretaria da Fazenda Raquel Campagnol e o secretário de Governo, Rodrigo Maiello, para prestar esclarecimentos.


Dr. José disse que as convocações serão enviadas nesta terça-feira  (14) e s secretários terão dez dias úteis para responder e indicar a data que poderão comparecer. “Faremos perguntas para elucidação de diagnóstico, saber qual o motivo que o Executivo – de uma hora para outra – parcelou os salários dos funcionários, porque anlisando as arrecadações, todas elas subiram”, destacou.

“Fazendo uma analogia com a medicina vamos fazer a elucidação de diagnóstico, quando o médico desconfia de alguma doença, ele vai pedir um exame complementar para fazer a elucidação de diagnóstico e descobrir o que está acontecendo com o paciente.  Nós vamos tentar agora, nessas oitivas, ouvir os secretários Raquel e Rodrigo porque foi ele que respondeu o requerimento e não o prefeito, se não seria o prefeito”, afirmou. 

Notícias Relacionadas »
Comentários »