26/04/2019 às 14h06min - Atualizada em 26/04/2019 às 14h06min

Santa Bárbara contrata dois novos médicos plantonistas por causa da demanda

Crescimento no número de atendimentos no período foi atribuído ao surto de dengue no Estado de SP e ao aumento de viroses

ANDRE LUIS CIA
Divulgação

A procura por atendimento nos prontos-socorros de Santa Bárbara d’Oeste registrou aumento médio de 42% este ano. No Pronto-Socorro “Dr. Edison Mano”, na região central, o aumento foi de 36%. Já no Pronto-Socorro “Dr. Afonso Ramos”, na Zona Leste, o aumento foi ainda maior – 47%. Para agilizar o atendimento, a Prefeitura contratou mais dois médicos plantonistas para atuar em ambos os prontos-socorros. Os novos profissionais iniciaram o trabalho na últma quinta-feira (25). Uma das justificativas dadas pelo crescimento no número de atendimentos foi o surto de dengue em todo o Estado de São Paulo aliado ao aumento dos casos de virose nesta época do ano.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara, em abril, quase 700 pessoas que se declararam residentes em outros municípios passaram pelos dois prontos-socorros da cidade. A Pasta estima que outras 1 mil pessoas que não residem no município, mas que informaram endereço de Santa Bárbara d’Oeste também foram atendidas no mesmo período.

MELHORIAS - Iniciada há poucos meses, a reforma do Pronto-Socorro “Edison Mano” deve ser concluída nos próximos 70 dias. Há duas semanas teve início a fase mais complexa da reforma, que exige a mudança de setores internos para o Pronto-Socorro “Afonso Ramos” e Hospital Santa Bárbara. Essa fase compreende os espaços onde são realizados os atendimentos ao público. Além disso, o Pronto-Socorro “Edison Mano” está sendo ampliado em quase 50% para a implantação de uma ala exclusiva para atendimento pediátrico e gestantes. No Pronto-Socorro “Afonso Ramos” as reformas tiveram início há pouco mais de um mês e contemplarão, também, a ampliação da unidade.

“Embora causem transtornos, as obras são necessárias e, ao final, os dois prontos-socorros estarão com suas estruturas ampliadas e totalmente reformadas, permitindo o aumento das equipes de atendimento, inclusive com implantação de ala específica de pediatria e gestante, algo inédito na saúde pública de Santa Bárbara d’Oeste”, ressaltou o prefeito Denis Andia (PV). 



Notícias Relacionadas »
Comentários »