05/05/2017 às 23h11min - Atualizada em 05/05/2017 às 23h11min

Domingo é dia de pedalar no Rochelle

Redaçao
Reproduçao
A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) "Profª Ruth Garrido Roque", no Rochelle, se transformará em uma grande pista para o "Pedal Urbano nas Escolas", a partir das 8h30. O evento vai reunir alunos, profissionais e comunidade. Haverá diversas atividades educativas, de conscientização, plantio de árvores e passeio ciclístico da escola até a ciclovia da Avenida Corifeu de Azevedo Marques.
 
Para participar não é necessário efetuar inscrição. Basta comparecer e seguir as recomendações: regular os freios da bicicleta, usar o protetor solar, hidratar-se com água e fruta 30 minutos antes de pedalar. Crianças devem estar acompanhadas dos pais e responsáveis e as de até 3 anos de idade devem ser transportadas em cadeirinhas específicas para as bicicletas.
A atividade faz parte da programação do Movimento Maio Amarelo.
 

De acordo com o Fundador do Pedala SBO, Eduardo A. Vale o objetivo dessas atividades é a integração entre a comunidade em geral principalmente para as pessoas que estão iniciando ou voltando a pedalar com dicas e orientações de segurança, diálogos sobre a relevância da presença do ciclista no contexto da cidade para mobilidade urbana, conscientização do comportamento do ciclista no trânsito, valorização da vida, os benefícios para a Saúde, Meio Ambiente entre outras.
 

“As atividades serão realizadas no entorno da escola, levando os participantes até a Ciclovia da Av Corifeu de Azevedo Marques, mostrando a importância do uso do espaço público, da infraestrutura cicloviária, promovendo mais segurança às pessoas que decidem se deslocar com o veículo bicicleta. O trajeto será curto, divertido, interagindo, passando por áreas verdes e parques”, explicou Eduardo.
 


Já em Sumaré a Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural promove o 1° Pedala Sumaré. 

Parte da ciclofaixa da Avenida Rebouças estará interditada para percurso do evento.
As inscrições terminaram na sexta-feira. O espaço reservado para os ciclistas na Avenida Rebouças está localizado entre os cruzamentos com a Avenida da Saudade e com a Avenida Luís Frutuoso, totalizando cerca de três quilômetros (contando os dois sentidos da via). A ciclofaixa funciona sempre aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, salvo em dias de eventos que utilizem a via.

CAMPANHA MUNDIAL – MAIO AMARELO

 
A proposta do movimento é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »