04/12/2018 às 11h35min - Atualizada em 04/12/2018 às 11h35min

Livro sobre os 200 anos de S. Bárbara é lançado Contou com sessão de autógrafos

- redacao@portalatualidade.com.br
Luis Capucci
Foto: William Tião/ Portal Atualidade
A 2ª edição do livro “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos” foi lançada ontem (03) em um evento fechado para imprensa e convidados, com direito à sessão de autógrafos do autor José Pedro Martins e do fotógrafo Ricardo Pereira Martins. Diversas autoridades participaram doe evento, entre elas, o prefeito Denis Andia (PV) e o presidente da câmara, vereador Ducimar de Jesus Cardoso, o Kadu Garçom (PR) 
A obra é uma iniciativa da Fundação Romi, apresentada pelo Ministério da Cultura sob a proponência da Editora Kongo, patrocinada pela DENSO do Brasil e Indústrias Romi através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. O projeto conta também com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste.

“Esse livro é uma atualização da versão anterior, que foi lançada em comemoração aos 190 anos. Mas não ficamos apenas nas atualizações. Nós também complementamos”, relatou o autor José Pedro Martins. 
“Foi uma honra fazer parte desse projeto. Uma missão, eu diria. Foi muito gratificante para todos nós que estamos ajudando a construir a história da cidade”, declarou o Superintendente da Fundação Romi, Vainer Penatti. 
Segundo ele, os livros não serão comercializados, mas sim, disponibilizados gratuitamente, via Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, para os espaços públicos municipais e todas as bibliotecas de escolas públicas de Santa Bárbara d’Oeste. Alguns exemplares também disponibilizados à Indústrias Romi e à DENSO do Brasil, que viabilizaram esta ação através de incentivo fiscal, para que seus colaboradores e parceiros também tenham acesso à obra “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos”.



Sobre o autor José Pedro Martins José Pedro Soares Martins é jornalista e escritor, autor de livros em meio ambiente, história, cidadania e cultura. São vários títulos relacionados a questões da Região Metropolitana de Campinas, como "A luta pela água nas bacias dos rios Piracicaba e Capivari" (Editora EME, 1993, com João Jerônimo Monticelli), "Agenda 21 Municipal na Região Metropolitana de Campinas" (Editora Komedi, 2002), "Sumaré dá volta por cima" (Komedi, 2003), "Fundação Romi - 50 anos" (Komedi, 2007), "História de Santa Bárbara D’Oeste" (Komedi, 2007) e "Região Metropolitana de Campinas - Do nascimento à maturidade" (Agemcamp, 2008). Coordenou a Agenda 21 da Região Metropolitana de Campinas e o Fórum Regional do Meio Ambiente no SESC-Campinas (com José Ildefonso Martins). Recebeu entre outros prêmios: International Media Awards (Genebra, Suíça, 1992 e 1995), Prêmio Ethos de Jornalismo (2003), Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros (2016), Prêmio INEP de Jornalismo (2017), Prêmio ABAG-Ribeirão Preto de Jornalismo (2017) e Prêmio de Jornalismo Cidades Iberoamericanas de Paz (2018).

Sobre o fotógrafo Ricardo Pereira Martins
Ricardo, que é fotógrafo e jornalista de formação, se dedica a fotografar a natureza desde 2002, em especial aves. Segundo ele, uma das intenções é mostrar emoção e as expressões dos diferentes animais fotografados. Porém, nesse último trabalho Martins se dedicou a fotografar espaços públicos utilizando imagens com movimento corporais, cores e formas. Martins já fez trabalhos internacionais para o National Geographic e é vencedor do Prêmio Jabuti 2012 na categoria de melhor fotografia.

Notícias Relacionadas »
Comentários »

Manifestação na câmara municipal de Santa Bárbara, servidores municipais cobrando sobre o reajuste de 1,69 de aumento no salário.

Publicado por Portal Atualidade em Terça-feira, 29 de maio de 2018