16/10/2018 às 10h35min - Atualizada em 16/10/2018 às 10h35min

Homem morre com suspeita de febre maculosa em S. Bárbara

Causa da morte será confirmada por exames

Luis Capucci - [email protected]
Foto: Reprodução/ Facebook

O autônomo José Renato Alves, mais conhecido como Zelão, de 36 anos faleceu na manhã de ontem (15) com suspeita de febre maculosa em Santa Bárbara d’ Oeste. Ele estava internado na Santa Casa de Misericórdia. A causa da morte ainda precisa ser confirmada por exames. Em junho desse ano, um homem de 38 anos morreu devido a complicações dessa doença no município.
 


Ele era morador do bairro Parque Rochelle II, era casado e deixa três filhos. Alves também era diretor da Torcida Uniformizada Sangue Barbarense (TUSB). O sepultamento ocorre hoje (16), saindo às 13:00h do Velório Berto Lira para o Cemitério da Paz.

De acordo com o portal do Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade.

No Brasil, os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma, mas potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório, como por exemplo, o carrapato do cão.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, Os sintomas são febre de início súbito, dor de cabeça e nas articulações e/ou prostração, seguida de exantema máculo-papular, predominantemente nas palmas das mãos e plantas dos pés, que pode evoluir para petéquias, equimoses e hemorragias e lesão no local onde o carrapato ficou aderido - além de histórico de picada de carrapatos e/ou ter frequentado área de transmissão de febre maculosa nos últimos 15 dias.

Por esse motivo, é importante evitar locais de risco, como aqueles com muita vegetação e mato.


Notícias Relacionadas »
Comentários »