17/08/2018 às 14h28min - Atualizada em 17/08/2018 às 14h28min

Dia D da Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo acontece neste sábado

Das 8 às 17 horas, as 23 unidades de saúde de Sumaré estarão abertas para vacinação de crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Acontece neste sábado, dia 18 de agosto, mais um “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. Das 8 às 17 horas, as 23 unidades de saúde de Sumaré estarão abertas para vacinação de crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A imunização também pode ser realizada de segunda a sexta-feira, até dia 31 de agosto.


A campanha tem como objetivo a atualização e reforço das vacinas contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo, a fim de manter o estado de eliminação dessas doenças em todo o país. “É muito importante que os pais mantenham as vacinas das nossas crianças em dia, protegendo-as contra doenças bastante agressivas. Nossas unidades de saúde estarão de portas abertas novamente neste sábado, dia 18 de agosto, auxiliando aqueles pais que trabalham e têm dificuldades de comparecer no postinho durante a semana”, explicou o secretário municipal de Saúde, Rubens Gatti.

O primeiro “Dia D” foi realizado em 4 de agosto. Desde então, já receberam a vacina contra a pólio 5.516 crianças de Sumaré e contra o sarampo, 5.477 – cerca de 38% do público alvo da campanha, que é de aproximadamente 14.200 crianças de 1 a 4 anos.

De modo geral, as vacinas devem ser evitadas em crianças com infecções agudas febris, alergia grave a algum componente das vacinas, reação grave à dose anterior, crianças imunodeprimidas e aquelas que estejam em contato com imunodeprimidos. Para as crianças que podem receber as doses, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima de casa, portando a carteirinha de vacinação.

A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 31 de agosto, porém, como as duas vacinas integram o Calendário Nacional de Vacinação Infantil, eles estão disponíveis o ano todo nos postos de saúde do município.
 
PÓLIO
A imunização contra poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil, é via oral (gotinha). De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, as doses devem ser recebidas aos dois, quatro, seis e 15 meses vida, além dos quatro anos de idade. No entanto, durante a campanha, todas as crianças da faixa etária de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias serão contempladas com doses suplementares.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus. Ele acomete, em geral, os membros inferiores e tem como principais características a flacidez muscular, podendo levar à morte ou a sequelas paralíticas irreversíveis. Não há tratamento específico para a doença.
 
SARAMPO
Em relação ao sarampo, será aplicada a vacina tríplice do tipo SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Esta vacina também consta no Calendário Nacional de Vacinação Infantil, porém, as crianças que já receberam a dose, devem receber o reforço.

O sarampo também é causado por vírus, transmitido de pessoa a pessoa por meio de secreções ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas são febre alta, erupções vermelhas na pele, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejantes, conjuntivite, pequenas manchas brancas no interior da bochecha e manchas vermelhas pelo restante do corpo. O vírus pode ainda causar lesões cerebrais e outras complicações que podem levar a óbito, uma vez que não há tratamento específico para a doença.
 

Notícias Relacionadas »
Comentários »