19/04/2017 às 11h29min - Atualizada em 19/04/2017 às 11h29min

Secretária de Saúde tranquiliza população sobre Febre Amarela

Redação
Reprodução
Diante dos inúmeros casos de Febre Amarela, contabilizadas na região, a secretária de Saúde de Santa Bárbara d’ Oeste Lucimeire Cristina Coelho Rocha fez uso da tribuna livre, na Câmara Municipal para tranquilizar a população, já que não há registros de nenhum caso da doença no Município.
 
“Santa Bárbara não está dentro do Hall de municípios prioritários até porque não faz divisa com Campinas, onde foram registrados casos da doença. Também estamos um pouco mais distantes, mas isso não significa que a situação não sofra mudanças. Estamos atentos e vigilantes para qualquer situação diferenciada para tomar as providencias necessárias”, afirmou Lucimeire pedindo que a população não se desespere.
 
Santa Bárbara disponibiliza dois postos de vacinação contra a Febre Amarela, um no Centro de Saúde e o outro na Zona Leste, na UBS da cidade nova. Segundo Lucimeire, a prioridade da vacina é para usuários que vão viajar para área de riscos, ou seja, áreas rurais, matas, florestas entre outros. Para receber a dose é necessário preencher um questionário para avaliação da necessidade de tomar ou não a vacina. "Estamos seguindo a norma da Organização Mundial da Saúde (OMS) que passa a ser dose única", disse a secretária.

No início do mês, o Ministério da Saúde desobrigou a população de tomar a dose de reforço da vacina. 
“Quem já foi vacinado contra a Febre Amarela não precisa vacinar novamente. Só quem ainda nunca foi imunizado contra a doença deve tomar a vacina”, explicou Lucimeire.
 
Pessoas acima de 65 e com comorbidade (associação de pelo menos duas patologias num mesmo paciente) precisam de orientação e prescrição médica.

Santa Bárbara já imunizou mais de cinco mil pessoas contra a febre amarela.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »