17/04/2017 às 08h16min - Atualizada em 17/04/2017 às 08h16min

Começa a funcionar novo sistema de atendimento na Saúde

Redação
Reprodução

Prevenção. Essa é a palavra chave para o novo modelo de atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Santa Bárbara d´Oeste que entra em funcionamento a partir desta segunda-feira, 17 de abril. O novo sistema terá o seu início no bairro São Fernando, com novo acolhimento dos pacientes, busca-ativa para consultas e procedimentos, visando prevenir e resolver os problemas de Saúde, desafogando os atendimentos de urgência e emergência.


“O que queremos com esse novo modelo, é aumentar o índice de resolução de problemas. No Brasil o posto de Saúde resolve cerca de 50% da demanda, enquanto a outra metade passa a precisar do Centro de Especialidades, hospitais e prontos-socorros. Nosso objetivo é aumentar o índice como ocorre nos países mais desenvolvidos, que tem a resolução de até 85% dos problemas nos postos de Saúde”, explicou o prefeito Denis Andia, durante seu programa semanal de Rádio. “Vamos tentar elevar primeiramente para 70% e caminhar ainda mais, para uma média maior. Com isso, desafogamos os prontos-socorros e as pessoas conseguem resolver o seu problema perto das suas casas”, completou Denis Andia.

A mudança é trabalhada desde 2013. A informatização da Saúde é um exemplo, levantando todas as informações do cidadão e colocando em um único sistema. Além disso, a implantação do Programa Saúde da Família, com profissionais percorrendo o bairro da UBS, visitando residências, conversando e atendendo diretamente os pacientes. 

Após a UBS do São Fernando, o posto do Esmeralda passará a ter o mesmo sistema de atendimento. No momento a Unidade de Saúde passa por obras de reforma e ampliação. O atendimento ocorrerá com médicos generalistas, pediatras, ginecologistas, equipes de enfermagem e acompanhamento de agentes comunitários de Saúde. E com protocolo de classificação de risco, mantendo-se o horário de funcionamento do posto, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »