19/03/2018 às 10h27min - Atualizada em 19/03/2018 às 10h27min

Inscrições abertas para 9ª Estação Artesanal

Feira de arte, cultura e gastronomia da Estação Cultural acontece nos dias 12 e 13 de maio, Dia das Mães.

Comunicação | Fundação Romi
Foto: Divulgação

Com o foco no fomento da economia criativa, a Estação Cultural da Fundação Romi em Santa Bárbara d’Oeste, realiza nos dias 12 e 13 de maio, a segunda edição de 2018 da “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia”. O evento, que marca sua nona edição, vem se constituindo como importante mecanismo de exposição e comercialização de artigos e alimentos artesanais, tanto de produtores manuais do município quanto de cidades do entorno. 

A proposta visa expandir a expressão cultural de artesãos e trabalhadores manuais, promovendo o intercâmbio entre artistas de diversas localidades do interior. Com o objetivo promover o fortalecimento dos eixos arte, cultura e gastronomia, agregando valores humanos e econômicos, a “Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” é uma ótima opção para quem busca um presente exclusivo e diferenciado, especialmente, para celebrar o Dia das Mães. “A pedido dos artesãos que participaram da última edição, que aconteceu nos dias 10 e 11 de março, vamos antecipar a segunda edição de 2018, que deveria acontecer em junho, para maio. Assim, é mais uma oportunidade que o público tem para comprar o presente de Dia das Mães, já que a feira será no final de semana da comemoração”, ressalta a Assistente Cultural da Estação Cultural da Fundação Romi, Rosana Lopes.

Os artesãos interessados em participar da “9ª Estação Artesanal – feira de arte, cultura e gastronomia” podem, a partir de 19 de março, acessar o Edital EC0004/2018 – CHAMADA PÚBLICA PARA ARTESÃOS PARA A 9ª EDIÇÃO DA ESTAÇÃO ARTESANAL DE 2018 publicado na página Editais, no portal da Fundação Romi, através do link www.fundacaoromi.org.br/editais


“Direcionado aos expositores que trabalham com formas de expressão artesanal, não serão aceitos objetos de revenda ou produzidos industrialmente, seriados ou em grande escala – os objetos tem que ser manufaturados e de produção própria do artesão inscrito. É fundamental que o interessado leia e compreenda o Edital antes de efetivar sua inscrição. Não serão aceitas inscrições incompletas, sem os devidos anexos e sem as informações adicionais a respeito dos trabalhos manuais produzidos pelo candidato”, reitera Rosana.

A inscrição deve ser realizada diretamente no site da Estação Cultural, na página Ficha de Inscrição, através do link www.fundacaoromi.org.br/fundacao/formulario-inscricao/, ou diretamente na sede administrativa, entre os dias 19 de março e 17 de abril de 2018. O atendimento da Estação Cultural é de terça a sexta-feira, das 09h às 18h, aos sábados das 08h às 17h e, aos domingos, das 08h ao meio dia. Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones (19) 3455-4830 ou 3455-4833. A Estação Cultural da Fundação Romi fica à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d’Oeste.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. A Estação Cultural fomenta a cultura local e movimenta a economia criativa da região. Em sua trajetória 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por suas ações. É um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830. www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d'Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Dentre suas ações está a manutenção do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Fundamental II, com atendimento integral de 300 adolescentes. Além disso, promove, através de seu Centro de Documentação Histórica, o projeto de Educação Patrimonial que atende mais de 8 mil crianças, da rede municipal do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania, e o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Não bastasse isso, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, a Estação Cultural atende mais de 10 mil pessoas por meio de projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir um maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP. (19) 3499-1555. www.fundacaoromi.org.br.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »