12/03/2018 às 15h46min - Atualizada em 12/03/2018 às 15h46min

UBS do 31 de Março registra mais de 1,1 mil atendimentos em uma semana

Comunicação | Santa Bárbara d'Oeste
Foto: Divulgação
A UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Carlos Perez”, no 31 de Março, obteve excelentes resultados após uma semana de implantação do novo modelo de atendimento da Saúde. Iniciada no dia 1º, a inovação registrou até esta quinta-feira (8) 1.121 atendimentos. Foram 429 consultas médicas e 412 atendimentos e procedimentos de enfermagem, além de 267 atendimentos na farmácia para entrega de medicamentos.

A UBS do 31 de Março é a quarta do município a adotar o novo modelo, após implantações bem-sucedidas nas UBSs do São Fernando, Jardim Esmeralda e Planalto do Sol 2. No início de abril o novo modelo será implantado na UBS do Mollon. Por meio do acesso avançado, o paciente passa por atendimento no mesmo dia em que é acolhido, sem a necessidade de agendamento.

“Estamos avançando nisso e em breve teremos os postos de saúde funcionando como deveria funcionar sempre. Estamos mudando o modelo de atendimento, com todos os postos com pediatra, com mais médicos e oferecendo, um a um, a possibilidade da consulta sem agendamento. Estamos colhendo o que plantamos, o trabalho realizado, que foi semeado nos últimos anos. Seremos a primeira cidade de médio porte do Brasil a ter isso disponibilizado a todos os cidadãos”, comentou o prefeito Denis Andia. 


“A população atendida na UBS do 31 de Março recebeu de forma muita positiva esse novo modelo, algo que foi muito gratificante e satisfatório para a equipe, que também se adaptou plenamente às mudanças. Como o prefeito Denis Andia tem ressaltado, todos os resultados que temos obtido são fruto da coragem que tivemos em mudar, ousar e acreditar nas nossas convicções”, destacou a secretária de saúde, Lucimeire Coelho Rocha.

A unidade atende moradores dos bairros 31 de Março, Angelo Giubina, Jardim Augusto Cavalheiro, Cabreúva, Conjunto dos Trabalhadores, Jardim Icaraí, Jardim Batagim, São Joaquim, Vila Diva, Vila Lola, Vila Oliveira e Terra Azul. Para o atendimento na UBS, o paciente deve apresentar comprovante de endereço em seu nome.

O novo modelo de atendimento visa prevenir e resolver os problemas de Saúde já na Atenção Básica, desafogando os atendimentos de urgência e emergência nos prontos-socorros. Com o novo modelo os agentes comunitários de Saúde fazem a busca ativa de pacientes, trazendo o cidadão para a UBS, com atendimento de médicos generalistas, pediatras, ginecologistas e equipes de enfermagem.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »