05/03/2018 às 10h04min - Atualizada em 05/03/2018 às 10h04min

Santa Bárbara reduz 22% o número de acidentes de trânsito na área urbana

Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
Foto: Divulgação

Menos 500 acidentes de trânsito em um ano na área urbana de Santa Bárbara d´Oeste, mesmo com um aumento de quase 3.000 veículos na frota da cidade. Esse avanço reflete os investimentos em educação e segurança no trânsito que a Prefeitura realiza. Os dados, divulgados pela Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil), apontam queda de 22% no número de acidentes - comparando os números de 2017 (1.978 acidentes) com 2016 (2.516). A frota de veículos subiu 2,5%, de 135.343 em 2016, para 138.303 em 2017.

O balanço, que inclui os boletins de ocorrência online, avança como um dos mais completos da região, permitindo um diagnóstico para ações estratégicas mais assertivas. Os dados incluem a área urbana e vias rurais. O estudo técnico é realizado na cidade pela Prefeitura desde 2014. Já o mapa de acidentes nas rodovias que circundam a cidade são de competência do Estado.


Diversas ações são realizadas pela Prefeitura visando a segurança no trânsito. “Os números mostram que as medidas tomadas pela Administração Municipal do prefeito Denis Andia estão no caminho certo, gerando economia na área social, de saúde e trabalho. O fator mais importante é que vidas foram preservadas e várias pessoas deixaram de ser lesionadas. Tudo isso contribui para que Santa Bárbara seja uma das melhores cidades para se viver”, disse o secretário de Sesetran, Rômulo Gobbi. 

Dentre as medidas investidas no trânsito de Santa Bárbara estão a instalação de semáforos em pontos estratégicos, a implantação de defensa metálica e de canteiros divisores, travessias elevadas (lombofaixas), diversas obras viárias (rotatórias, canteiros centrais, entre outros), implantação de nova sinalização de trânsito, além de reforma e manutenção da existente. Foram instalados semáforos com lâmpada de led em 100% da cidade, lombadas em locais estratégicos, radares que implicam na redução de velocidade dos veículos e a fiscalização foi intensificada, com a aquisição de novas viaturas e o uso de recursos tecnológicos – videomonitoramento e drones. 

Além disso, as ações educativas pontuais como as campanhas de Carnaval, Maio Amarelo e Semana do Trânsito e a Cidade Mirim de Trânsito, que é referência em educação no trânsito na região, promovem a mudança de hábito e auxiliam na construção de cidadãos mais conscientes e prudentes no trânsito. Desde que a Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira” foi inaugurada, em agosto de 2016, cerca de nove mil crianças tornaram-se “educadores mirins de trânsito”, propagando as boas práticas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »