01/03/2018 às 17h01min - Atualizada em 01/03/2018 às 17h01min

Padre Agnaldo fala sobre vinda da carreta de mamografia para Santa Bárbara no mês da mulher

Amanda Sabino
Foto: Arquivo Pessoal
Este mês, no qual se comemora o Dia Internacional da Mulher, Santa Bárbara d´Oeste será beneficiada com a carreta de mamografia do programa “Mulheres de Peito”, do governo do Estado, para prevenção ao câncer de mama. A ação acontece de 13 a 28 de março, nas dependências da Associação “Casa de Maria, Mãe do Belo Amor”, e é fruto de um pedido da associação pertencente à Paróquia São Paulo Apóstolo, que tem à frente o Padre Agnaldo Moreira da Silva.
 
Em contato com o Portal Atualidade, o pároco falou sobre a importância da conquista para o município. “Com essa ação a comunidade se beneficiará em relação ao deslocamento, diminuição do tempo de espera, agilidade na emissão dos laudos direcionando o encaminhamento para atendimento precoce, fazendo o rastreamento por faixa etária tendo a possibilidade de encontrar o câncer no início e a paciente ter um atendimento menos agressivo, o que não aconteceu quando vivenciei em minha família”, disse.
 

 Segundo o sacerdote, a ideia de fazer o pedido da vinda da carreta surgiu após ele ter conhecimento de diversos casos de câncer de mama na comunidade durante as visitas casa a casa e também durante a Benção de Cura e Libertação, que acontece às quintas-feiras, nas missas da Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. “No primeiro momento, me sensibilizei com os inúmeros exames com resultados de câncer de mama durante a benção, um momento forte de oração, pois temos evidências que a fé tem um papel importantíssimo no processo de cura. Também nos atendimentos individuais que faço diariamente, mulheres chegam aflitas por perceberem um nódulo na mama, até mesmo nas axilas ou no pescoço e, muitas vezes, estão com o pedido do exame em mãos, mas há demora para marcação do mesmo, gerando angústia, medo e o lado emocional fica descontrolado, pois muitas sabem que o diagnóstico precoce fará a grande diferença para o tratamento”, contou.
 
Ele também destacou que diversas mulheres procuram o atendimento na paróquia já com o diagnóstico da doença e em fase de tratamento. “Somos uma comunidade ativa que se preocupa não apenas com a questão espiritual, mas também com o bem-estar de toda essa população, pois não adianta cuidar somente do espírito se o corpo estiver doente. Seremos os facilitadores para todo esse povo, pois sabemos que esta fase da doença é muito complicada, além dos efeitos colaterais da quimioterapia, radioterapia, a queda do cabelo, algumas mastectomizadas, uma junção de fatores que levam a baixa autoestima, a preocupação com a imagem corporal, toda fase da dor, o medo do reaparecimento da doença”, explicou.
 
O presbítero comemorou e agradeceu aos parceiros que tornaram o possível a concretização do pedido da associação. “Estou muito feliz em dizer a vocês que nós da Associação Casa de Maria, Mãe do Belo Amor em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d´Oeste, COMUSA, a Secretaria da Saúde, a Saúde da Mulher, o Núcleo de educação e saúde (NES) e o Deputado Estado Chico Sardelli, o tratamento do câncer de mama é um trabalho em equipe e estamos juntos nesse processo importante do programa de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama com infraestrutura adequada que também estenderá para as regiões próximas”, comemorou.
 
Não haverá agendamento antecipado. As mulheres interessadas em fazer o exame gratuitamente devem comparecer ao local. O veículo tem toda a infraestrutura necessária para a realização das mamografias. Vale ressaltar que as mulheres entre 50 e 69 anos de idade não precisam apresentar pedido médico. Já as mulheres de 35 a 49 anos podem fazer o exame somente por solicitação médica.
 
 
SERVIÇO:
Carreta de mamografia do programa “Mulheres de Peito”
Data: De 13 a 28 de março
Local: Associação “Casa de Maria, Mãe do Belo Amor” (Rua Mococa, 510, Jardim das Laranjeiras, Santa Bárbara)
Horário: De segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas
Observação: durante a semana serão distribuídas 50 senhas por dia e aos sábados serão 25 senhas. Para retirar a senha é preciso apresentar o cartão SUS e o RG. 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »