27/02/2018 às 16h30min - Atualizada em 27/02/2018 às 16h30min

Seguem inscrições para oficina de música 'Ninho Musical'

QUE TAL SE TORNAR UM MÚSICO INSTRUMENTISTA DE ORQUESTRA?

Imprensa | Fundação Romi
Foto: ivulgação

Com o lema “o aluno que sabe mais auxilia o que sabe menos”, o Ninho Musical é uma oficina cultural de formação musical destinado àqueles, maiores de 12 anos, que queiram ser músicos ou instrumentistas. Realizado desde 2010 e tendo beneficiado aproximadamente 800 participantes, o Ninho Musical é uma iniciativa da Estação Cultural da Fundação Romi e, nesta edição, 2018, apresentado pelo Ministério da Cultura e Indústrias Romi, por meio da Lei Rouanet. O projeto, que oportuniza a aprendizagem gratuita de música instrumental para adolescentes e jovens, conta também com o apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d'Oeste.

Sob a coordenação do Maestro Paulo Bellan, nas oficinas musicais os alunos aprendem, para a formação da Orquestra Filarmônica Ninho Musical, o ápice do projeto, desde teoria musical até práticas de instrumentos, cuidados e afinação, leitura e interpretação de partituras e compreensão de regência, sempre pela metodologia do compartilhar saberes: aquele que sabe mais ensina quem sabe menos.

Para os interessados em participar, as oficinas culturais do Ninho Musical acontecem na Estação Cultural, localizada à Av. Tiradentes, 02, Centro, Santa Bárbara d'Oeste, às terças-feiras, das 19h às 22h e, aos sábados, das 7h30min às 10h30min. O atendimento na Estação Cultural é de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, aos sábados das 8h às 17h, e, aos domingos, das 8h às 12h. Contatos podem ser feitos pelos telefones (19) 3455.4833 e 3455.4830 ou pelo e-mail
[email protected].

Sobre a Indústrias Romi

A Indústrias Romi iniciou suas atividades em 1930 com uma oficina de reparo de automóveis fundada por Américo Emílio Romi, em Santa Bárbara d'Oeste, SP. Hoje, é uma empresa de renome internacional, cujos produtos e serviços são consumidos no mercado nacional e exportados para todos os continentes. Fornece para os mais variados setores da indústria, como aeronáutica, defesa, fabricantes e fornecedoras da cadeia automobilística, bens de consumo em geral, máquinas e implementos agrícolas e máquinas e equipamentos industriais, com qualidade, tecnologia e confiabilidade. Alinhada aos mais atuais conceitos de Investimento Social Privado – uma das várias facetas da Responsabilidade Social – a Indústrias Romi promove e realiza, anualmente, o repasse de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, culturais e científicas de interesse público, prioritariamente, destinados à população de Santa Bárbara d´Oeste.

Sobre a Estação Cultural

Inaugurada em 2007, a Estação Cultural ocupa a centenária estação ferroviária de Santa Bárbara d´Oeste, revitalizada e mantida pela Fundação Romi. A Estação Cultural fomenta a cultura local e movimenta a economia criativa da região. Em sua trajetória 200 mil pessoas já foram beneficiadas, gratuitamente, por suas ações. É um lugar de encontros plurais e multiculturais, onde a comunidade pode aprimorar a sua percepção acerca da cultura local e regional, divulgar valores, trocar vivências, adquirir conhecimentos, experimentar emoções, elaborar pensamentos, tomar iniciativas e ajudar a constituir a identidade cultural da cidade e região. A Estação Cultural está localizada na Avenida Tiradentes, 02, no Centro de Santa Bárbara d´Oeste, SP. (19) 3455-4833 ou 3455-4830.
www.estacaocultural.org.br.

Sobre a Fundação Romi

Criada em 1957, em Santa Bárbara d'Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano através da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 30 mil pessoas por ano através de seus dois grandes eixos: Educação e Cultura. Dentre suas ações está a manutenção do Núcleo de Educação Integrada, sua escola de Ensino Fundamental II, com atendimento integral de 300 adolescentes. Além disso, promove, através de seu Centro de Documentação Histórica, o projeto de Educação Patrimonial que atende mais de 8 mil crianças, da rede municipal do Ensino Fundamental I, para reconhecimento e conhecimento da história local como elemento de cultura e cidadania, e o Processamento Técnico da memória do município para guarda, preservação e disponibilização do acervo à população para consulta e pesquisa. Não bastasse isso, por meio de oficinas livres, culturais e de formação, a Estação Cultural atende mais de 10 mil pessoas por meio de projetos de fomento à economia criativa, de elevação do status cultural e de ações socioeducativas. Tendo como apoiadora a Indústrias Romi S.A., instituições governamentais e não governamentais e demais parceiros da iniciativa privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir um maior número de beneficiários por meio de suas áreas de atuação, seus programas e projetos. Av. Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera - Santa Bárbara d'Oeste, SP. (19) 3499-1555.
www.fundacaoromi.org.br.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »